Pela primeira vez, a Prefeitura de Campo Bom oferece consultas oftalmológicas no Hospital Lauro Reus. O serviço opera na casa de saúde desde o início de setembro e já realizou 952 consultas, o que corresponde a mais de 70% dos 1.297 pacientes que aguardavam agendamento pelo Governo do Estado, responsável por prestar esse tipo de serviço aos campo-bonenses. No hospital estão sendo atendidos casos de baixa complexidade, como verificação de acuidade visual que envolvem patologias como miopia, astigmatismo e hipermetropia, entre outros. “Ano passado realizamos um mutirão desse tipo de atendimento e conseguimos equilibrar o número de moradores que estavam na fila de espera. No entanto, com a pandemia do coronavírus, o Governo do Estado diminuiu o número de atendimentos a que teríamos direito, o que aumentou a fila novamente, nos levando a optar pela implantação desse serviço de forma continuada”, explica o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
Campo Bom tem mais 42 casos de coronavírus
Campo Bom lidera ranking de municípios com até 100 mil habitantes que mais geraram vagas de emprego no RS
Governo do Estado não destinará nenhum dos mais de 250 novos policiais civis para Campo Bom
Atualização de bandeiras acontece nesta tarde, permanência na laranja deve gerar novas flexibilizações
A secretária de Saúde Suzana Ambros Pereira, explica que os atendimentos oftalmológicos têm o intuito, além de sanar uma demanda reprimida do Estado, facilitar o deslocamento da população, visto que a referência da região é localizada em Portão. “O morador não precisa mais ir para outra cidade quando precisar revisar o grau do seu óculos, por exemplo”, diz. Ela explica que o acesso ao atendimento oftalmológico ocorre a partir de encaminhamento por meio da Unidade Básicas de Saúde de referência do paciente. Segundo ela, casos de baixa complexidade são dirigidos ao Lauro Reus e os de alta complexidade – como catarata, glaucoma e procedimentos cirúrgicos, são direcionados para o serviço de referência do Estado, em Portão. A transição das consultas para o hospital está sendo comunicada a cada paciente da fila de espera por atendimento. “Alguns acabaram não sendo localizados devido a mudança de telefone ou endereço, por isso queremos fazer um chamamento para que todos que não foram contatados procurem sua unidade de saúde ou liguem para a central de marcações”, orienta. A Central de Marcações de Consultas e Exames (CMCE) atente pelos telefones 3597-1431 e 3597-6986.
Segundo o diretor Administrativo do Hospital, Jeferson Moschen, a oferta desse novo serviço amplia a capacidade resolutiva do hospital. “Nosso hospital está cada dia mais completo, agregando serviços que implicam em mais conforto aos moradores. O fato das consultas de oftalmologia ocorrerem aqui é um exemplo disso”, diz referindo-se a melhorias como ampliação no número de leitos, compra de respiradores e a recente implantação da primeira central de tomografia da instituição que recentemente passou a contar também um novo aparelho de raio-x móvel motorizado.