O Especialista
Ainda teremos frio
Autor:
O inverno teve início no dia 20 de junho as 18h44min e registrou no dia, temperatura mínima elevada com 20.6°C, ou seja, digno de verão e a máxima foi de 30.3°C. No dia 21 de junho, no primeiro dia completo da Estação mais fria do ano, a máxima foi mais elevada ainda com 32°C em Campo Bom.
Vários modelos de Meteorologia , ontem indicavam temperaturas bem baixas para este último final de semana do Inverno Astronômico que se estende até a segunda-feira dia 21. Conforme os modelos, amanhã no sábado deverá ingressar uma forte massa de ar polar no Estado com tempo seco e nenhuma precipitação. Teremos portanto, apenas uma troca de um ar mais quente por um ar frio e seco, que ocasionará queda acentuada nas temperaturas mínimas e máximas abaixo dos 20°C, entre o sábado e segunda-feira.
A máxima que hoje deverá chegou nos 27.9°C amanhã não deve passar dos 19°C e no domingo entre 16°C e 17°C e segunda-feira com 19°C. As noites do domingo e segunda-feira serão as mais frias do mês até agora, com temperatura de apenas um dígito as 21h nestes dias. As mínimas esperadas são de 7°C no domingo, 4°C na segunda e de 5°C na terça-feira quando inicia a Primavera. Caso se registre uma geada nesta onda de frio, será a primeira deste mês, o que não ocorre desde 2015 em setembro em Campo Bom.
O destaque climático nesta semana foi o do ingresso de uma massa de ar polar de intensidade moderada mas de curta direção a partir da tarde da segunda-feira dia 14. No domingo dia 13, a temperatura em Campo Bom as 14h chegou a 26.6°C e no mesmo horário no dia seguinte era de apenas 15.3°C, caindo para apenas 9.9°C à meia-noite. A terça-feira amanheceu com frio em Campo Bom, com mínima de apenas 6.9°C, mas na região da Serra e nos Campos de Cima da Serra o frio foi tão forte que formou geada em diversas localidades, a primeira do mês no Estado.
Este colunista se dirigiu na madrugada da terça-feira para São Francisco de Paula RS e lá chegando foi contemplado com uma geada bem significativa, a primeira do mês como ilustram as imagens abaixo. A temperatura mínima na cidade variou entre 1.0°C e 2.0°C, e deu condições de formação de uma geada que cobriu de branco os capôs de carros e os telhados de prédios na cidade.
Conforme o observador e pesquisador do clima Luiz Augusto Ambros Rath de Novo Hamburgo em seu levantamento diário feito, neste dia as menores temperaturas ocorridas no Estado ocorreram em Gramado (Alphaville), em São Francisco de Paula (Café Tainhas) e em São José dos Ausentes( Estação com 1.175 m), ambas com 1.4°C e prováveis geadas. Frio também no Sul do Estado e na Campanha com mínima de 2.1°C em Herval (Chácara J. Bubols), de 3.2°C em Santa Vitória do Palmar( INMET) e mínima de 3.3°C em Pinheiro Machado (Serra do Veleda).
A Metsul Meterologia em seu site publicou e enumerou 15 localidades com mínimas abaixo dos 4°C na manhã deste dia , algumas delas já citadas acima, e com certeza, caso estivessem com céu limpo e sem vento também tiveram geada. De acordo com a Empresa CLIMATERRA ( Ronaldo Coutinho/Piter Scheuer), neste dia as mínimas em SC no dia 15, ocorreram em Bom Jardim da Serra/F.Keiser com 1.2°C, São Joaquim/G. Hugen com 3.0°C e em Santa Rosa de Lima/PWS com 4.6°C. Apesar de já nos encontrarmos na Primavera Climática( Set/Nov ) é normal registrarmos frio, geadas e inclusive neve em Setembro.
Aqui em Campo Bom a primeira quinzena do mês fechou com 0.1°C ( um décimo abaixo) da média normal mensal histórica com 16.9°C, lembrando que em 36 anos a média é de 17.0°C. Na tendência dos modelos de ontem , indicavam apenas um aquecimento maior no dia 24 na próxima quinta-feira quando a máxima poderá chegar a 30°C ou mais, e fora isso as temperaturas deverão se situar sempre abaixo da normal para a época. Caso não ocorra nenhum dia com máxima igual ou acima dos 30°C em setembro, a última vez que assim se mostrou o mês foi em setembro de 2010 com a máxima absoluta em 29.6°C. Depois deste ano, em 36 anos somente nos anos de 1984, 1988, 1989, 1990 e em 1993 o mês de setembro não registrou máxima de 30°C ou mais.
Neve na Primavera:
Nos últimos 70 anos tivemos ocorrência de neve na Primavera Astronômica no RS e SC a partir de 22 de setembro nos seguintes anos: 1950 dias 26 e 27 de setembro; 1980: dia 22 de setembro; 1981 no dia 30 de setembro; 1999 no dia 03 de outubro ocorreu neve moderada no Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra; 2000 no dia 25 de setembro; 2012 nos dias 25 e 26 de setembro; O último registro de neve na Primavera Astronômica ocorreu à apenas 07 anos atrás, no dia 24 de setembro de 2013 em São Joaquim em breves momentos no início da tarde com mínima de 1.8°C. Na localidade do Cruzeiro nevou no final da tarde no mesmo dia.
Chuva em Setembro:
Até ontem, dia 17, já choveu em 12 dias neste mês. O acumulado da precipitação até o início da madrugada da quinta-feira somou 158.6 mm e a média histórica em 36 anos para o mês é de 171.2 mm. Os modelos de ontem indicavam o retorno da chuva apenas para a próxima sexta-feira dia 25. Esperamos que se confirme.
Equinócio da Primavera:
As 10h31min do dia 22 de Setembro, acontece o fenômeno astronômico conhecido como Equinócio da Primavera no Hemisfério Sul e Equinócio do Outono no Hemisfério Norte. No Hemisfério Sul, marca o início da Primavera, ou seja, o equinócio representa “o posicionamento médio do Sol em relação à Terra”, ou seja nenhum dos Hemisférios está inclinado em relação ao Sol, e os raios incidem diretamente sobre a Linha do Equador, iluminando pois, igualmente os dois Hemisférios, acontecendo o fenômeno do Equinócio de Outono no Hemisfério Norte.
É o dia em que a noite e o dia tem a mesma duração. Gradativamente a cada dia notamos maior presença dos raios solares e as noites ficando cada vez menores até o início do Verão Astronômico aqui, quando acontece o dia mais longo do ano no fenômeno astronômico conhecido como Solstício de Verão no Hemisfério Sul e Solstício do Inverno no Hemisfério Norte, este ano no dia 21 de Dezembro.