O Especialista
O tempo enlouqueceu
Autor:
A imprensa internacional alardeou sobre uma mudança brusca nas condições do tempo e na temperatura registrada esta semana entre os dias 07 e 08 de setembro. Mais especificamente na cidade de Denver no Colorado como também nas Montanhas Rochosas neste Estado americano. Na segunda-feira dia 07, a máxima na cidade chegou nos 33°C, e além do calor intenso, os moradores enfrentaram a fumaça na cidade e região com o céu de cor alaranjada devido aos incêndios florestais. Já na terça-feira, dia 08, os mesmos moradores enfrentavam uma drástica e incrível mudança nas condições do tempo com queda acentuada na temperatura próximo de 0°C e precipitação de neve no Verão Astronômico e já Outono Climático(Set/Nov) como ilustra a imagem abaixo.
Nevar nesta época do ano, ainda verão nos Estados Unidos, não é comum, mas não chega a ser muito raro em áreas como dos Estados de Wyoming e do Colorado em setembro, publicou em seu site a Metsul Meteorologia sobre o ocorrido. Temos que considerar também a altitude da cidade que fica 1.500 metros acima do nível do mar como um dos fatores para o frio e a queda da neve. Mas o que chamou a atenção foi a mudança brusca de um tempo de calor por uma onda de frio com temperaturas recordes para a neve em poucas horas que é bastante incomum e que segundo também a METSUL foi definido por meteorologistas locais como uma “ maluquice”. Institutos de Meteorologia locais, estão prevendo o retorno do calor para a cidade e região a partir deste final de semana com as máximas superando os 30°C e mínimas na média de 19°C/20°C.
Tempo Maluco no Brasil:
Frequentemente o termo “ tempo louco “ é utilizado por grande parte das pessoas quando ocorrem mudanças radicais nas condições do tempo e temperaturas em várias regiões do Brasil. Neste aspecto temos vários exemplos de mudança brusca nas condições do tempo, no Brasil, denominados por muitos como “ tempo maluco “, igual ao ocorrido em Denver.
1º Exemplo:
No dia 18 de setembro de 1995, as 15h já nos últimos dias do Inverno Astronômico, Campo Bom registrou máxima de verão com 34.0°C. No mesmo horário, no dia seguinte, a temperatura era de apenas 9.8°C, com chuva e vento frio gelado. Na tarde do dia 19 de setembro nevou com intensidade fraca no período da tarde em Bom Jesus com 3.6°C as 15h e com intensidade moderada na noite do mesmo dia em Cambará do Sul com mínima de 1.5°C. O fenômeno repetiu-se na madrugada do dia 20 com intensidade moderada nestas cidades ambas com mínima de 0.8°C.
2º Exemplo:
Na noite do dia 16 e madrugada do dia 17 de abril de 1999, à menos de um mês do término do verão Astronômico ocorreu a “ Neve mais Precoce do Brasil “ em São Joaquim SC com temperatura de -0.2°C às 21h do dia 16 e mínima de -1.2 no amanhecer do dia 17 de abril.
3° Exemplo:
Este ano, no dia 28 de maio em SC, conforme informações de Ronaldo Coutinho da Empresa CLIMATERRA, ocorreu uma das maiores amplitudes térmicas já registradas no Brasil no Topo da Serra com 33.1°C, com a temperatura variando de -5.4°C e geada forte para uma máxima de 27.7°C no período da tarde na Estação F. K em Bom Jardim da Serra. No mesmo dia na Estação G. Hugen em Painel /SC, amplitude foi de 32.5°C, com mínima de -4.8°C (negativo) e geada forte e máxima de 27.7°C.
4º Exemplo:
Mais recentemente este ano, na tarde do dia 29 de Agosto em Campo Bom, às 15h a máxima registrada foi de 34.0°C e no mesmo horário no dia seguinte, 30 de agosto a temperatura era de apenas 13.5°C, com amplitude térmica de 20.5°C em 24 h.
Temperaturas elevadas em setembro:
Temperaturas elevadas em setembro são normais acontecerem no Estado e na Região, pois nos encontramos num mês de transição climática, ou seja, saindo de um período de dias mais frios para dias com temperaturas mais amenas. Em 36 anos (1984/2019), a temperatura máxima em setembro só não chegou nos 30°C ou acima , nos anos de 1984, 1988, 1989, 1990, 1993 e 2010, ou seja apenas em 06 anos.
No ano passado, a máxima em setembro foi de 38.0°C no dia 09 e a mais baixa ocorreu no dia 05 com 5.6°C.
Este ano, até ontem, a máxima do mês ocorreu no dia 02 com 28.8°C e na quarta-feira ficou apenas 0.1°C abaixo com 28.7°C e foi a máxima do Estado entre as Estações do INMET após amanhecer agradável com 13.2°C. Nos primeiros 07 dias do mês, a média das temperaturas ficaram com desvio para baixo em 1.3°C, caindo para apenas 0.7°C na quarta-feira dia 09 com o retorno de máximas mais elevadas após o predomínio de máximas baixas no Feriadão da Semana da Pátria.
Conforme colocamos na semana passada, confirmou-se a instabilidade que iria predominar durante todo o feriadão da Independência, com total de 9.8 mm dia 05, 27.4 mm no dia 06 e de 11.2 mm no dia 07 de Setembro.
O acumulado da precipitação até a quarta-feira atingiu 80.0 mm, lembrando que a média normal histórica em 36 anos para o mês é de 171.2 mm. Com a chuva ocorrida ontem e que deverá retornar neste final de semana e que se estenderá até o meio da próxima semana poderemos atingir a média do mês.