Um atendimento médico remoto, sem que o paciente precise sair de casa. É isso que vai oferecer a Telemedicina Campo Bom, serviço prestes a entrar em operação pela Prefeitura para evitar a disseminação do novo coronavírus. Em caráter de excepcionalidade e durante o combate ao contágio da Covid-19, o Conselho Federal de Medicina (CFM) reconheceu a possibilidade e a eticidade da utilização da telemedicina.
Para evitar que os moradores de Campo Bom se desloquem até as Unidades Básicas de Saúde (UBS) quando precisarem de algum atendimento e tentar impedir uma maior ocupação dos leitos do Hospital Lauro Reus, que já estão 60% preenchidos, os pacientes poderão ligar para um telefone 0800 e entrar em contato com enfermeiros, psicólogos e médicos. Toda comunidade de Campo Bom pode utilizar o serviço, que será sem custo e funcionará 24 horas por dia todos os dias. O telefone da central de atendimento será gerado nos próximos dias e o serviço deve estar funcionando a partir de 1º de julho.
“Trata-se de um passo novo em termos de tecnologia, uma era nova que vemos nos Estados Unidos, Reino Unido e Portugal. Poderemos atender melhor, principalmente àquelas pessoas que estão deixando de comparecer ao Posto de Saúde por medo de contaminação de Covid-19. Tudo isso para que o cidadão de Campo Bom se sinta mais seguro”, afirma o prefeito Luciano Orsi.
Leia também:
Campo Bom registra a terceira morte por coronavírus
Iluminação por lâmpadas de LED entra em funcionamento na avenida Brasil
Hospital Lauro Reus conta com dois novos respiradores
Amvars recorre para que região de Campo Bom siga na bandeira laranja
Como vai funcionar:
Assim que o paciente ligar para o 0800 da central de atendimento, deverá se identificar, informando nome completo, CPF, data de nascimento e número do Cartão Nacional de Saúde (CNS). Após a identificação, a pessoa deve descrever seus sintomas e, de acordo com seu relato, ela será incluída no protocolo correspondente. Caso o cidadão queira apenas tirar dúvidas e receber orientações, isso poderá ser feito diretamente por telefone, na mesma ligação; se for observada a necessidade de um atendimento mais aprofundado, o usuário será encaminhado para uma vídeo-consulta com um médico clínico-geral vinculado ao Hospital Lauro Reus, de acordo com sua possibilidade de conexão de internet. Se ele não possuir acesso à internet, será orientado a procurar atendimento presencial; no entanto, se o paciente apresentar maior risco, será encaminhado diretamente para o Pronto Atendimento ou para o Hospital Lauro Reus, dependendo de cada situação.
A secretária municipal da Saúde Suzana Ambros Pereira ressalta a importância do serviço nesse momento de pandemia em que muitas dúvidas surgem em relação à circulação na cidade. “Vai servir para diminuir o fluxo de pessoas nas Unidades de Saúde e poderemos dar ao paciente o encaminhamento adequado nas situações de risco. É uma posição inovadora do Município e esperamos que a população atenda a esse serviço com muita responsabilidade”, relata.
A ideia é que a Telemedicina Campo Bom permaneça em funcionamento enquanto durar a pandemia pelo novo coronavírus, com o prazo máximo de seis meses. O recurso para contratação do serviço é proveniente da Portaria 488/2020 do Ministério da Saúde. Mensalmente, a Secretaria Municipal da Saúde vai investir mais de R$ 54 mil na prestação do serviço. A empresa contratada possui sistema de criptografia para proteger os dados do paciente e trazer mais segurança a fim de preservar o sigilo do atendimento.
Atendimento por telefone 0800 inicia em 1º de julho (Foto: Divulgação/PMCB)
Saúde ao alcance de todos
A Telemedicina Campo Bom foi pensada para minimizar a circulação dos pacientes do grupo de risco da Covid-19, evitando que essas pessoas se dirijam até as UBS e entrem em contato com o vírus. No entanto, o serviço vai dar assistência para a saúde de Campo Bom de forma geral, já que também poderá dar suporte a qualquer pessoa que precisar de atendimento clínico e quem possui alguma dificuldade de locomoção. O foco do Município é levar o atendimento até o paciente.