Com a chegada das frentes frias se intensificam as chances de desenvolver doenças respiratórias. Uma forma de se prevenir é fazer a vacina da gripe, principalmente neste momento de enfrentamento ao coronavírus, em que a manutenção da imunidade é fundamental. Todas as Unidades de Saúde de Campo Bom contam com doses suficientes, mas a baixa procura da comunidade tem preocupado a Secretaria Municipal de Saúde.
Segundo Suzana Ambros Pereira, titular da pasta, até o momento apenas 44,96% das crianças e 42,79% das gestantes foram vacinadas. Nesta semana, como forma de incentivo, a Prefeitura deslocou equipes de vacinação volante para o bairro Aurora, que tinha o menor índice, e o resultado foi positivo e motivou mais uma medida: no próximo sábado, 30, a ESF Operária abrirá para vacinação de todos os grupos, das 8h às 12h.
Leia também:
Prefeitura vai investir R$ 315 mil em auxílio financeiro à empresas
Gás de cozinha deve ter aumento nas revendas
Campo Bom chega a 23 casos de coronavírus e intensifica conscientização nos bairros
Zé Pneus está se instalando em Campo Bom e vai gerar 25 empregos
Fazem parte do público-alvo dessa última etapa que encerra dia 8, todos os grupos de risco com prioridade para doentes crônicos, crianças, gestantes, puérperas (mulheres até 45 dias após o parto) e professores. Caso seja atingida a meta de 90% de pessoas vacinadas neste grupo, a partir do término da etapa poderá ser aberta a vacinação para a população geral.
“É importante que as pessoas tenham consciência de que não é porque as crianças estão em casa que não podem ficar doentes. Além disso, se os grupos prioritários não batem a meta, a população geral não pode se vacinar, tirando a oportunidade de quem gostaria de se proteger. A vacina continua sendo necessária e não tem problema ir até a Unidade, desde que seja utilizando usando EPIs, como máscara de proteção e tendo todos os cuidados”, explica a secretária.
Crianças e gestantes somam os menores índices de aplicação (Foto: Divulgação/PMCB)
Onde se vacinar:
– As unidades de saúde imunizam de segunda à sexta-feira, das 8h às 11h30min e das 13h às 16h30min.
– No Centro Materno Infantil a vacinação vai das 7h até as 19h30min
– Na Unidade Paulista o atendimento vai das 7h às 17h30min.
– Na Unidade Celeste, as doses são aplicadas das 7h às 16h30min.
– Durante as obras de ampliação e reforma da ESF Operária, o atendimento da unidade ocorre das 8h às 12h na Rua Bom Jesus, 1030, salas 1 e 2.
– Pessoas com comorbidades e idosos com 70 anos ou mais, que ainda não se imunizaram podem ligar para sua unidade de saúde de referência e agendar a vacinação em domicílio.