Conecte-se conosco

TudoOnline

Chuva deve continuar até amanhã

A chuva que retornou ao estado desde quarta-feira, e que até as 07h da manhã de quinta-feira já tinha acumulado 46,2 mm em Quaraí na Campanha, novamente é foi esperada em nossa região, pois a estiagem histórica persiste nos Estados do Sul. O bom volume ocorrido entre os dias 11 e 13 de maio com 69.2 mm em Campo Bom, trouxe um alento para o Vale dos Sinos, pois o rio depois de registrar o menor nível na régua da ponte da Barrinha com apenas 0,86 cm nos dias 10 e 11 de maio, teve uma boa recuperação em seu nível subindo para 1,40 m no dia 14, quinta-feira, mas voltou a cair para 1,13 m o último domingo dia 17 e na quarta-feira dia 20, voltou a medir menos de 01 metro com apenas 0,95 cm.

O ar extremamente seco e as temperaturas elevadas desta semana com máximas acima dos 30°C, o vento da direção norte contribuíram para a nova e significativa baixa em seu nível. Este ar extremamente seco dos últimos dias estava vinculado a um ar frio de origem polar que atuou no estados do Sul entre os dias 14 até a quarta-feira desta semana com baixas temperaturas nas primeiras horas da manhã e com aquecimento à tarde, proporcionando grandes amplitudes térmicas (diferença entre a máxima e mínima).

Campo Bom teve dois exemplos neste sentido esta semana e que foi um dos destaques climáticos nos últimos dias. Na terça-feira dia 19, a mínima na cidade foi de 10.2°C e a tarde disparou até os 30.2°C, com amplitude térmica de exatos 20°C, e que foi a máxima do Estado entre as Estações do INMET. No dia seguinte, quarta-feira dia 20, após amanhecer com 11.6°C ao amanhecer, a máxima no período da tarde subiu para 31.1°C, amplitude de 19.5°C e nova máxima do Estado entre Estações INMET.

Conforme dados da Empresa CLIMATERRA (Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer ), na segunda-feira dia 18, as condições climáticas neste dia em São Joaquim SC foi classificado como um DIA DE LOUCO. A cidade amanheceu com geada e com 2.8°C na Estação Climaterra e de -1.0°C no Bairro Bandeira, e no período da tarde foi quebrado o recorde de máxima para maio com 26.2°C na Climaterra (era 25.6°C) e de 26°C o Bairro Bandeira. Na Estação do INMET foi recorde diário com 23.9°C (20.8°C).

Ao mesmo tempo conforme a Climaterra neste dia ocorreu uma diferença absurda de temperatura na cidade. Esta mínima de -1.0°C registrada na Estação Bandeira, localizada quase no centro de São Joaquim numa baixada como boa parte da cidade, na Estação do INMET localizada num topo, a mais ou menos 2,5 km em linha reta registrou temperatura mínima de 12.4°C (diferença de 13.4 ).

Aqui no Estado, na mesma manhã, em Canela ocorreu um diferença enorme no registro da temperatura mínima. Na estação do Inmet localizada a 831 metros , a mínima foi de 10.9°C, enquanto que na Estação do Castelinho com 695 metros (particular) a mínima foi de 2.8°C com provável ocorrência de geada na região, comprovando que o ar frio, que é mais denso e pesado atuava nas baixadas. Aqui em Campo Bom, neste dia a mínima foi de apenas 9.6°C (frio) e a Estação fica apenas a 23 metros.

Na quarta-feira, dia 20, a Empresa METSUL lançou um Alerta para episódio de chuva volumosa no Sul do Brasil, de que volumes de precipitação em muitas áreas deverão se situar perto e acima de 100 mm, e marcas de 150 mm a 250 mm, em alguns pontos com risco de alagamentos e inundações, inclusive com chance de temporais.

O Oitavo DISME de Porto Alegre no Boletim gerado na quarta-feira dia 20 e válido para até 24 de maio no domingo, prognosticou para esta sexta-feira para a Região Metropolitana, tempo nublado a parcialmente nublado, com pancadas de chuva, com a temperatura em declínio variando de 11°C e 21°C. Para amanhã sábado, a previsão é de tempo nublado a parcialmente nublado com pancadas de chuva e a temperatura em ligeiro declínio com previsão de mínima de 16°C e máxima de 21°C, com ventos da direção W-SW ( Oeste-Sudoeste) de fracos a moderados.

Como já reportado em matérias anteriores no ano passado foi a primeira vez em 35 anos que o mês de Maio não registrou nenhuma mínima abaixo dos 10°C, enquanto que este ano já tivemos em 09 dias até ontem. Mesmo assim, a temperatura média está 0,1 graus acima da normal histórica que é de 16.2°C. As temperaturas menores até agora ficaram muito próximas com 6.5°C no dia 08, 6.4°C no dia 15 e 6.6°C no dia 16, mas nenhuma geada até agora, ao contrário das Serras Gaúcha e Catarinense e na Campanha.

Este ano já tivemos 04 dias com máximas igual ou superior a 30°C contra apenas 01 dia no ano passado. A média das máximas até ontem apontavam 24.7°C e no ano passado fechou em 23.3°C, lembrando que a média normal histórica é de 23.1°C. A temperatura média das mínimas até ontem estava em 10.6°C, bem abaixo da média normal histórica que é de 11.8°C, e que no ano passado fechou bem acima com 16°C.

É normal ocorrerem as primeiras geadas do ano em Campo Bom e Vale dos Sinos em maio. A última vez que ocorreu foi em 2018 com 3.8°C no dia 24 e de 4.1°C no dia 25. No dia 24/05/2018 em São Francisco de Paula a mínima foi de -3.1°C no Café Tainhas em Tainhas e aqui mais próximo em Canela na Região do Castelinho a mínima foi de -0.9°C.

Existe uma tendência de ocorrer a primeira geada do ano ainda este mês, pois no próximo final de semana, modelos numéricos de alguns Institutos de Meteorologia indicavam na quarta-feira a incursão de uma intensa massa de ar polar no Estado a partir do dia 30. Ao contrário do Vale dos Sinos as geadas estão constantes neste mês e também foram em abril na Serra Gaúcha mas como sempre com destaque para Santa Catarina pelo numero de dias e temperaturas muito baixas neste outono.

A imagem acima ilustra a bela geada ocorrida na sexta-feira da semana passada, dia 15 em São Francisco de Paula e que foi registrada por este colunista. A mínima foi de -1.8°C na localidade Tainhas, distante 25 km do centro da cidade, e na região da foto a 2 km da área urbana fez 0.0°C. Anteriormente no amanhecer do dia 08 de maio, este colunista já tinha registrado a primeira geada do ano também em São Chico, mas com intensidade fraca.

Já a imagem abaixo ilustra a espetacular geada ocorrida no amanhecer do último dia 18 (terça-feira) em São Joaquim com crédito de Mycchel Legnaghi na região do Complexo dos Vinhedos. A mínima neste dia foi de -1.7°C na Estação F. Keiser no Pericó e de -1.0°C no Bairro Jardim Bandeira próximo ao centro da cidade. Conforme dados da Empresa CLIMATERRA até a quarta-feira desta semana, dia 20, esta última onda de frio que começou no dia 14, já contabilizava a sétima negativa seguida, 15 dias com geada em maio e 39 dias no ano com ocorrência em todos os meses, ou seja ESPETACULAR. O único ponto negativo e grave é a SECA HISTÓRICA e a Pandemia do CORONAVÍRUS desde Março.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível