Profissionais da rede de Atenção Básica de Campo Bom foram capacitados nesta terça-feira, 12, para coleta de secreção respiratória para diagnóstico da Covid-19. O curso, direcionado a 11 enfermeiros que atuam nas Unidades Básicas de Saúde, foi realizado no Pronto Atendimento (Centro) e contou com aula teórica e demonstrações práticas da médica otorrinolaringologista Bianca Wingert. “Coleta de qualidade significa mais segurança para o enfermeiro e menos desconforto para o paciente, já que é preciso introduzir no nariz dele cerca de dez centímetros do swab (espécie de cotonete alongado)”, explicou a médica.
Leia também:
Pesquisa estima que há mais de 248 mil infectados por coronavírus no RS
Abrigo para moradores de rua completa um mês com até 16 ocupantes por noite
Dois homens são presos pela Polícia Civil de Campo Bom
Secretaria de Saúde zera fila de espera e aumenta oferta de exames
Atenta à evolução da doença no Estado, a Secretaria Municipal de Saúde tem se preocupado em oferecer a melhor formação para seus servidores. Em fevereiro, o Núcleo Municipal de Educação em Saúde Coletiva (Numesc) e a Vigilância Epidemiológica orientaram as equipes das unidades municipais sobre fluxos, procedimentos e abordagem a possíveis pacientes com suspeita do vírus. Na ocasião a capacitação reuniu cerca de 250 profissionais.
No dia 2 de maio, um novo curso, voltado a técnicas de coleta de secreção respiratória para Covid-19, também foi ministrado para 11 profissionais que atuam no Pronto Atendimento e em outras unidades de saúde. “O resultado do exame depende de uma boa coleta, por isso é tão importante treinar os enfermeiros para que possam fazer o procedimento de forma técnica para que não tenhamos perdas”, aponta a secretária de Saúde, Suzana Ambros Pereira, explicando que o Município já comprou 1.240 testes. Campo Bom foi a primeira cidade gaúcha a registrar caso de coronavírus e contabiliza quatro casos de contaminação, todos recuperados. Atualmente há cinco casos suspeitos.
Curso a enfermeiros abordou coleta de secreção respiratória (Foto: Divulgação/PMCB)