Aplicando todos os cuidados necessários para manter a qualidade de vida preservando a natureza, a Prefeitura de Campo Bom, por meio das secretarias de Meio Ambiente e Obras, Planejamento e Serviços Urbanos, já efetuou mais de mil podas desde 20 de abril quando iniciou o calendário de 2020. A prioridade foi a Avenida dos Municípios, que já está finalizada, além de alguns pontos em que a poda se fazia urgente por segurança. O foco está em identificar e resolver problemas diminuindo a intensidade dos cortes e aumentando a qualidade dos serviços que a seguem até 21 de agosto, atendendo todos os bairros do município conforme cronograma. Faz parte do trabalho da equipe o recolhimento de galhos oriundos das podas realizadas pela comunidade sendo que todos os galhos gerados no processo são triturados para uso em hortas urbanas e por agricultores familiares da cidade.
O secretário de Meio Ambiente Jeferson Timm pontua que a reformulação do planejamento foi fundamental para a recuperação de árvores que foram danificadas por podas incorretas e agressivas que vinham ocorrendo há muitos anos. “Nestes últimos anos viemos fazendo um trabalho de diagnóstico e orientação técnica para poda corretiva, que garanta árvores bonitas, sadias e seguras”, destaca Timm. Isso permite o planejamento a longo prazo, com indicação das espécies adequadas para cada local, que será possível graças ao Plano Municipal de Arborização Urbana lançado pela Prefeitura.
Leia também:
Prefeitura entrega dois respiradores para o Hospital Lauro Reus
Chuva traz a primeira massa de ar polar deste ano
Prazo de inscrições para vestibular da Feevale termina nesta quarta-feira
Prazo para regularizar situação eleitoral termina hoje
Orientação: Ele ainda explica que todas as podas são orientadas por um biólogo especializado que utiliza critérios baseados na formação da copa, eliminação de conflitos com fiação ou outras estruturas urbanas e de situações de risco, como galhos podres e doentes ou árvores em risco de queda. “A substituição destas plantas é prevista no plano municipal de arborização urbana e é feita pela equipe da Prefeitura”, reforça. Caso os moradores queiram participar destas ações é possível aderir ao projeto Arboriza Campo Bom, no qual a secretaria indica espécies adequadas para plantio, doa as mudas e adubo. A Sema disponibiliza, para mais informações, o fone 3598-8643 e o e-mail sema@campobom.rs.gov.br
Solicitação: Para quem necessita que as podas sejam feitas em seus endereços, deve-se fazer a solicitação pelo telefone 3598-8643 ou pelo e-mail sema@campobom.rs.gov.br com 15 dias antes da data de atendimento do respectivo bairro (conforme calendário). A Prefeitura orienta que quando os galhos são resultado de poda feita dentro do pátio, que o morador deixe para colocar os resíduos na calçada somente na semana de recolhimento especificada no cronograma de trabalho. O recolhimento de galhos também pode ser solicitado para Secretaria Municipal de Obras, Planejamento e Serviços Urbanos pelo fone 3597-1202.
Poda e recolhimento de galhos segue até 21 de agosto e chegou aos bairros nesta semana (Foto: Bernardo Gianezini/PMCB)
Plano de Arborização Urbana: As ações fazem parte do Plano Municipal de Arborização Urbana, cuja lei foi aprovada recentemente pela Câmara de Vereadores e passou a vigorar em 7 de abril. A lei, acompanhada de um plano de manejo com diretrizes técnicas, compõe um importante instrumento que cria regras e procedimentos para que a cidade tenha calçadas bem arborizadas, com redução de problemas e consequentemente da mão de obra para podas e substituição de árvores.
Cronograma de podas e recolhimento de galhos:
• 04/05 a 08/05 Imigrante Sul, Imigrante Norte e Blumemburg
• 11/05 a 15/05 Dona Augusta, Celeste e Bem Viver I
• 18/05 a 22/05 Operária, Industrial Sul, Vila Nova e Bem Viver II
• 25/05 a 29/05 Ipiranga, Aurora, Genuíno Sampaio
• 01/06 a 05/06 Firenze, Renascer e Solar do Campo
• 08/06 a 12/06 Metzler e Loteamento Catléia
• 15/06 a 19/06 Paulista, Alto Paulista e Industrial Norte
• 22/06 a 26/06 Rio Branco e Colina Deuner
• 29/06 a 03/07 Vila Brito, Quatro Colônias, Santo Antônio e Vila Reichert
• 06/07 a 10/07 Morada Do Sol, União e Bem Viver III
• 13/07 a 17/07 Santa Lúcia e Jardim do Sol
• 20/07 a 24/07 Vila Velha I e II, Cohab Leste e Jardim das Flores
• 27/07 a 31/08 25 de Julho e Mônaco
• 03/08 a 07/08 Porto Blos, Barrinha e Vila Rica
• 10/08 a 14/08 Bela Vista, Cohab Sul e Bairro dos Gringos
• 17/08 a 21/08 Centro