Conecte-se conosco

TudoOnline

Coronavírus: Como as cidades vizinhas podem influenciar Campo Bom com o novo plano do Governo do Estado

Na última quinta-feira o governador Eduardo Leite anunciou a forma como acontecerá o controle do funcionamento das atividades a partir deste mês de maio quando entra em funcionamento o chamado distanciamento controlado, plano organizado para que as cidades possam flexibilizar suas atividades de acordo com a realidade local. Esse é um dos pedidos do prefeito Luciano Orsi no Mandado de Segurança que não teve deferida a liminar pretendida, mas agora não será mais necessário, visto que o Governo do Estado permitiu aos prefeitos definir sobre o tema.

O chamado distanciamento controlado porém ainda não é a melhor alternativa para Campo Bom devido ao enquadramento junto com cidades como Novo Hamburgo e São Leopoldo, que tiveram diversos novos casos nesta última semana. Caso estas cidades sigam com muitos novos casos a bandeira de classificação da micro-região pode se tornar vermelha e provocar o fechamento do comércio e de outras atividades. O controle de casos na região é fundamental para que Campo Bom não tenha suas atividades comerciais e industriais novamente fechadas devido a pandemia do coronavírus.

As duas cidades estão no ranking dos dez municípios com mais casos no Rio Grande do Sul. São Leopoldo ocupa a sétima posição com 46 casos, sendo que 14 foram identificados ontem. Um hipermercado foi fechado na cidade por ser identificado como foco de contágio. Novo Hamburgo ocupa a oitava posição com 32 casos segundo os números da Secretaria de Saúde do estado. O fato de que a testagem ainda é baixa, não afasta o risco de contágio em cidades onde o número de casos é pequeno, mas ainda podem ter circulação do vírus como Estância Velha e Sapiranga com 8 e 5 casos confirmados respectivamente.

Leia também:

Estabelecimentos que sofreram interdição já estão em atividade 

Prefeitura cria Plano de Recuperação de dias letivos

Vestibular da Feevale terá prova on-line

Final de semana ameno antecede a entrada de massa de ar polar e talvez de um pouco de chuva

Outra situação que pode passar a preocupar as autoridades sanitárias é a facilidade de acesso e o trânsito de moradores entre estas cidades. O ideal é evitar ao máximo neste período transitar pelas cidades da região onde houve novos casos recentemente. Em Campo Bom, devido a todas as medidas adotadas, não há registro de casos confirmados há quase um mês e isso deixa a falsa sensação de que a situação está controlada.

O recomendado é manter todas as precauções como o uso da máscara quando estiver fora de casa e principalmente evitar aglomerações. Outra recomendação que vem sendo ignorada e poderá ser perigosa, caso o vírus passe a circular na cidade, são os passeios nas áreas públicas de lazer como a ciclovia nos finais de tarde. Campo Bom tem até o momento quatro casos confirmados, todos já recuperados. O número de casos suspeitos, e que receberam monitoramento da Secretaria de Saúde, chega a quase cem no total, desde a confirmação do primeiro caso. Atualmente há menos de cinco.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível