Conecte-se conosco

TudoOnline

Estiagem histórica se agrava

A atual estiagem que iniciou em dezembro/19 está se agravando pela ausência de chuvas consistentes. Nos estados do Sul as precipitações estão bastante irregulares. No domingo dia 26 ocorreu chuva em diversas regiões do RS, sendo que em Santiago foi onde mais choveu com 52.8 mm conforme registro na Estação do INMET. Mas as precipitações foram muito irregulares e mal distribuídas. Houve relatos de chuva em Santa Cruz do Sul e Venâncio Aires na média de 10.0 mm e aqui em Campo Bom foi inapreciável sem registro.

Na manhã da segunda feira dia 20, choveu apenas 0.2 mm que notou-se apenas com o asfalto molhado e assim mesmo não em todos os bairros. Assim até ontem o acumulado do mês está em apenas 22.6 mm o menor em 36 anos quando normal é de 138.9 mm.

Lembrando em dezembro/19 choveu apenas 25.0 mm e o normal é de 131.8 mm. Em março/20 acumulou apenas incríveis 10.0 mm quando o normal é de 126.0 mm em 36 anos. Ontem uma nova Frente Fria( Sistema de Baixa Pressão) ingressou no Estado a partir do extremo Sul e da Campanha e mais uma vez com precipitações irregulares e extremamente baixas com acumulado de 0.8 mm em Santa Vitória do Palmar, 0.6 em Uruguaiana e de 11.8 mm em Jaguarão.

O dia que amanheceu instável e encoberto nestas regiões já apresentavam parcial nebulosidade ao meio dia. Aqui em Campo Bom o tempo ficou encoberto em consequência ao Sistema de Baixa, desde a madrugada e até o meio da tarde não tinha caído uma gota d’água. O que chamou a atenção foi o abafamento pois a mínima foi de 20.7°C com máxima de 28.8°C às 11 h. As 15 h ainda estava em 26.3°C e umidade de 56%. No dia anterior Campo Bom registrou a máxima do estado entre as estações do INMET juntamente com Teutônia com 33.5°C.

Existe nova previsão de chuva para os dias 04 e 05 (segunda e terça) mas com nova tendência de baixos volumes de precipitação com acumulado de 11.0mm nos dois dias. Mais uma vez vale ressaltar que na fase da Lua Crescente não costuma chover com intensidade em nossa região quando nos encontramos nesta fase de Lua, e está previsão de chuva pode não acontecer infelizmente.

Realmente a situação da Estiagem está ficou crítica, com o nível do Rio dos Sinos medindo menos de 1.0 metro na régua da ponte da Barrinha como esta semana, sendo que o normal no local é de 4,80 metros. A imagem abaixo ilustra que o Rio dos Sinos já apresentava esta mesma situação no dia 01 de abril o que comprova a gravidade da situação já a um longo tempo. Neste mês de Maio que entre todos os meses do ano é o que tem a média mensal de precipitação mais baixa com apenas 120.6, indicador desfavorável para o quadro que estamos enfrentando.


Devemos usar racionalmente o consumo da água, como também evitar a lavagem de carros e calçadas , evitando assim o racionamento que já atinge algumas cidades do estado. Nó último domingo dia 26, o Diretor da Empresa CLIMATERRA de São Joaquim SC, Sr. Ronaldo Coutinho participou no Canal do Tempo de SC de Painel Online promovido pelo deputado federal do RS, Jerônimo Goergen, através do Facebook e Youtube intitulado ” PERSPECTIVAS E REFLEXOS DO CLIMA NO RS”.

Neste Painel, Coutinho lembrou que o estágio da atual estiagem iniciou em junho de 2019, e de lá até agora, mensalmente houve escassez de chuva com agravamento a partir de janeiro deste ano. Para SC e o RS a projeção é de que a estiagem vai seguir em todo o ano, intercalados por períodos de chuvas mais intensas mas que não irão recuperar os mananciais.

Ontem a Empresa Climaterra (Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer) divulgou dados de que entre junho/2019 a abril/2020 em São Joaquim somou 1.040 mm, mas a média seria entre 1.600/1.700 mm. Aqui em Campo Bom neste mesmo período, tivemos 1.047 mm e a média normal seria de 1.594 mm. Este déficit pluviométrico é como se não tivesse chovido nada em Campo Bom entre janeiro e abril diluídos em todo o período. Apenas em outubro do ano passado houve um desvio para mais no acumulado do mês com excesso de chuva com total de 259.6 mm e o normal é de 171.0 mm. Ainda conforme a Climaterra, num período de 12 meses,1962 somou 980 mm sendo o ano mais seco em 65 anos. Entre junho a maio ( 12 meses) o atual poderá ser o mais seco já registrado. Também em São Joaquim a chuva de setembro 2019 a abril 2020 soma 795 mm( aproximadamente) o menor valor a mais de 40 anos, pois o normal seria entre 1.200 a 1.400 mm.

Também lembrou durante o Painel, para que os agricultores devam seguir a risca o Zoneamento Agroclimático para o plantio da safra de inverno e próximo verão, para evitar perdas maiores nas safras. Esta pesquisa pega a média de bons eventos e cada Região deve utilizar os seus Técnicos para a tomada de decisões.

Nesta sexta-feira, segundo o Relatório de Previsão Diária do Oitavo DISME a temperatura entra em declínio. Devido a entrada de uma nova massa de ar polar este mesmo relatório previa mínimas de 6.0 entre sexta e sábado e caindo para 3.0 no domingo para o interior do Estado.

Como sempre em SC o frio esperado é bem mais intenso, com possibilidade de ocorrerem temperaturas negativas e com novas geadas que só no mês de abril ocorreram em 19 dias e no ano somam 24 dias. As outras cinco ocorreram em todos os meses do verão (Jan/Mar).  Este ano a geada pode se repetir em Cambará do Sul no domingo dia 03 pois a mínima esperada na Região é de 3.0.

URGENTE: MODELOS NUMÉRICOS DE ONTEM INDICAVAM A ENTRADA DE UMA MASSA DE AR POLAR FORTÍSSIMA A PARTIR DO DIA 06 DE MAIO(QUARTA FEIRA).

Reportaremos na próxima semana. AGUARDEM

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível