Prefeitos de dez cidades da região enviaram na tarde desta sexta-feira um ofício endereçado ao governador Eduardo Leite pedindo a revisão do decreto da última quarta-feira,15, que mantém o comércio nas cidades da região metropolitana fechado até o final do mês de abril. Assinam o documento os prefeitos de Campo Bom, Dois Irmãos, Lindolfo Collor, Presidente Lucena, Morro Reuter, Sapiranga, Estância Velha, Araricá, Nova Hartz e Ivoti. O governador deve analisar o pedido e se manifestar sobre a possível flexibilização, mas sem prazo para isso.
Leia também:
Campo Bom ingressa com Mandado de Segurança para abertura do comércio
Brigada Militar apreende armamento no Alto Paulista
Defasagem no envio da vacina contra a gripe não permite que Campo Bom atinja a meta
Hospital Lauro Reus recebe doação de equipamentos de proteção individual
No documento os prefeitos destacam os números das cidades, que tem a pandemia controlada até o momento. Todas tem poucos casos e estão preparadas com leitos hospitalares, testes para casos suspeitos e equipe de saúde mobilizada. Isso foi possível pela mobilização iniciada logo que foi constatado o primeiro caso confirmado no início de março. O documento também está embasado pelo número de casos em cidades em que o decreto liberou o comércio como Bagé que tem 28 casos, Passo Fundo com 26, Lajeado com 23 casos e que seguem diariamente constatando novos infectados.
O ofício é mais uma tentativa do prefeito Luciano Orsi de retomada das atividades na cidade. Ontem a prefeitura entrou com um mandado de segurança junto ao Tribunal de Justiça do Estado pedindo de forma liminar a flexibilização de parte do decreto. A ação ainda não foi apreciada pois aguarda manifestação do Governo do Estado. No final da tarde a Secretaria estadual da Saúde atualizou os números da semana. O estado tem confirmados 831 casos em 93 municípios. Até aqui foram 24 vítimas fatais. As cidades que lideram o ranking são Porto Alegre (369), Caxias do Sul (42), Passo Fundo (36), Bagé (28) e Novo Hamburgo (26).