A Caixa Econômica Federal divulgou na manhã desta terça-feira, 07, as informações sobre o aplicativo e o site para cadastro de trabalhadores autônomos interessados em receber os R$ 600 que o Governo Federal irá disponibilizar como forma de auxiliar pessoas impedidas de exercer sua profissão devido ao isolamento social imposto frente a pandemia do covid-19. A expectativa é de que de 15 a 20 milhões de pessoas busquem o auxílio. Os que já tem cadastro junto ao Governo Federal como autônomos já irão a partir de hoje receber o benefício, são cerca de 600 mil pessoas que contribuem para a Previdência como autônomo ou como microempreendedor individual (MEI).
Leia também:
Novo Hamburgo já é a terceira cidade com mais casos de coronavírus no estado
Chuva traz reforço no frio para os próximos dias
Movimentação do exército percebida nesta segunda-feira é um treinamento e poderá se repetir amanhã
Prefeito Luciano Orsi pretende flexibilizar abertura do comércio
Quem ainda precisa se inscrever pode fazer diretamente através do aplicativo Caixa – Auxílio Emergencial, disponível nos sistemas Android e iOS, também estão disponíveis uma central telefônica e um site (Clique aqui) para atender a população. O benefício será depositado em contas poupança digitais, autorizadas recentemente pelo Conselho Monetário Nacional, e poderá ser transferido para qualquer conta bancária sem custos. Os pagamentos para quem já conseguiu fazer o seu cadastro devem começar na próxima quinta-feira e seguem o cronograma abaixo:
- primeira parcela no dia 14 de abril;
- segunda parcela entre os dias 27 e 30 de abril;
- terceira e última parcela entre 26 e 29 de maio.
Quem for elegível para o pagamento do benefício terá direito às três parcelas, independentemente de quando começarem a ser pagas. A mulher que for mãe e chefe de família, e estiver dentro dos demais critérios, poderá receber R$ 1,2 mil (duas cotas) por mês. Se, durante este período de três meses, o beneficiário do auxílio emergencial for contratado no regime CLT ou se a renda familiar ultrapassar o limite durante o período de pagamento, ele não deixará de receber o auxílio.