Conecte-se conosco

TudoOnline

O mês de Março mais seco em 35 anos e com coronavírus

Como tem previsão de alguma chuva apenas no final da tarde do dia 31 de Março, este ano teremos o mês de março mais seco em 36 anos, com acumulado de apenas 9.8 mm e que deverá agravar a estiagem no Vale dos Sinos, inclusive com problemas no abastecimento de água, pois o nível do Rio dos Sinos continua baixando dia após dia exigindo racionalidade no seu consumo pela população. Volume tão baixo de precipitação superou o mês de março de 1988 que até então era o mais seco com apenas 25.9 mm, que apesar de muito baixo foi mais do dobro deste ano.

Já entramos no quarto mês consecutivo com déficit pluviométrico que iniciou em dezembro de 2019 com apenas 22.0 mm quando o normal serio de 131.8 mm. Alguns Institutos de Meteorologia estão prevendo alguma precipitação apenas a partir do dia 01 de abril em nossa região, e assim mesmo com baixos volumes. Não bastasse este problema climático, estamos atravessando o grave problema de Saúde com a pandemia do coronavírus, o que é preocupante.

O Governo do Estado assinou Decreto na última sexta-feira, dia 20, determinando que as pessoas não fiquem nas praias gaúchas, na área de areia, pois a situação atual é de que as praias não poderão ser utilizadas porque não é veraneio, não é férias, pois é quarentena e a restrição é para reduzir o contato entre pessoas. Contrastando esta situação, a imagem abaixo ilustra a praia de Atlântida Sul com bastante afluxo de banhistas no dia 15 de março, último dia do verão astronômico deste ano, que registrou dia com temperatura elevada com mínima na média de 23.0°C e máxima se aproximando dos 32.0°C.

Já a imagem abaixo ilustra a mesma praia de Atlântida Sul totalmente deserta no dia 22 de março, domingo, no primeiro final de semana do Outono após assinatura do Decreto pela pandemia do coronavírus.

A média da temperatura em março até o dia 15 fechou com 24.5°C, ou seja está com um desvio à maior em 1.3°C, quando o normal histórico é de 23.2°C. Até ontem, quinta-feira apesar de um amanhecer extremamente agradável com 15.8°C, tivemos apenas 03 dias com máximas abaixo de 30°C e assim deverá se portar até o dia 31. Nos últimos dias as máximas no Vale dos Sinos tem se mantido entre os 33°C e 34°C e deverá se intensificar até o final do mês, sendo este o março mais quente na média desde o ano de 2007 quando fechou com 24.7°C.

Além do calor intenso que está fazendo em março, outro destaque climático é o da ocorrência da baixa umidade relativa do ar nos últimos dias, próximo de índices desérticos. Na tarde da última terça-feira, dia 24 a umidade do ar baixou até os 14% e na quarta-feira, dia 25 apenas em 13%. Uma Massa de Ar Seco, associada a uma Alta Pressão Polar está atuando no Sul do Brasil desde a última precipitação ocorrida no dia 16 de março único dia em que houve precipitação na cidade.

O ar extremamente seco, inibe a formação de nuvens e provoca grandes amplitudes térmicas na região, outra característica climática nesta situação. Por exemplo esta semana tivemos dois dias com grandes amplitudes térmicas. O primeiro no dia 24, a mínima foi de 16.6°C e a tarde a máxima chegou a 33.6°C, com amplitude de 17.0°C. No dia seguinte, quarta-feira dia 25, a mínima foi de 15.5°C e a máxima no meio da tarde a máxima atingiu 34.0°C com amplitude de 18.5°C. Este mesmo ar seco, sem nenhuma nebulosidade proporciona a perda da radiação grande no período da noite e provoca quedas de temperaturas bem mais acentuadas nas Serras do RS e em SC.

Na quarta-feira dia 25 a mínima no Estado foi de 9.6°C em São José dos Ausentes, mas em SC caiu para 4.5°C em Bom Jardim da Serra/F.Keiser, 4.8°C em Painel/Est.G.Hugen e em Fraiburgo/F.Keiser e de 6.5°C em São Joaquim, conforme dados da Empresa CLIMATERRA( Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer).
Dia Meteorológico Mundial: 

Na última segunda-feira, dia 23 de Março, é comemorado “ O Dia Meteorológico Mundial” quando é reverenciado a data da Criação da Organização Meteorológica Mundial( OMM) com sede em Genebra na Suiça. Todos os anos a OMM propõe tema para ser discutido pela comunidade meteorológica mundial e que também seja de interesse para a sociedade em geral. O tema do Dia Meteorológico Mundial de 2020 é : “ Clima e água: conte cada gota, cada gota conta “.

E o tema deste ano coincide diretamente ao grave problema da estiagem que várias regiões do RS e SC estão atravessando desde dezembro do ano passado. Neste sentido, a Estação de Meteorologia de Campo Bom, vinculada ao OITAVO DISME de Porto Alegre, implantada em 01/09/1984 já possui uma série histórica de dados do clima da cidade com mais de 35 anos , e se orgulha fazer parte da importância desta importante data Mundial, pois em toda a série histórica já registrou várias secas e inundações no Vale dos Sinos.

A coleta de dados climáticos, de temperatura, precipitação e falta de chuva, com o compartilhamento de dados é fundamental para avaliação e frequência e magnitude de eventos de inundações e secas já ocorridas neste 35 anos. Não podemos administrar o que não medimos. O título da coluna desta semana atesta a importância de conhecermos o clima local.

Nilson Wolff é responsável voluntário pela estação climatológica de Campo Bom desde a sua fundação em 1984.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível