O prefeito Luciano Orsi emitiu no final da tarde desta quarta-feira, 18, um Decreto Municipal criando normas para evitar aglomerações e assim reduzir as chances de contágio pelo Covid-19. Seguindo orientações dos especialistas e adaptando dentro das possibilidades para a nossa realidade. O Decreto suspende as aulas da rede municipal de ensino por 20 dias e determina outras ações preventivas como o fechamento por 20 dias de Restaurantes, Bares, Lancherias, Casas Noturnas, Pubs, Bares Noturnos, Academias, Teatro, Museu, Centros Culturais, Bibliotecas, Templos Religiosos e Cinema do CEI e similares.
Entre outras medidas estão o funcionamento parcial e em condições especiais de bancos, restrição de acesso ao comércio em geral, fechamento de espaços destinados a diversão de crianças, cancelamento de todo e qualquer tipo de evento, realizados em locais fechados, independentemente da sua característica, condições ambientais, tipo do público, duração, tipo e modalidade. Cancelamento de eventos com mais de dez pessoas em locais abertos. Suspensão do transporte público municipal por 15 dias a partir de 23 de Março.

Leia também:
#Coronavírus: Prevenção é a principal arma contra o coronavírus, confira as dicas
Vacinação contra influenza começa na próxima segunda-feira e prioriza idosos
TRE-RS suspende atendimento presencial de eleitores e agendamento pelo site
DetranRS suspende exames, prorroga prazos e reforça atendimento eletrônico
Chuva ameniza situação mas Corsan mantém alerta sobre consumo consciente
Pandemia reforça necessidade de combate às fake news
Mercados, supermercados, hipermercados e padarias poderão funcionar normalmente desde que cumpram as normas de higiene que constam no documento. O Decreto constituiu também o comitê de combate ao Covid-19, composto pela Dra. Suzana Pereira Ambros, Secretária Municipal de Saúde; Gabriel Schneider Loss, Farmacêutico; Fabia Rafaela Corteli, Médica Infectologista; Ana Clarissa Nerling, Coordenadora da Atenção Básica; Luana Letícia Silva, Biomédica; Marcio Schaffer, Médico; João Paulo Berkembrock, Presidente da Câmara de Vereadores como representante do Legislativo e os erpresentantes do Hospital Lauro Réus: Tiago Serafin, Diretor Técnico e Jeferson Moschen – Diretor Administrativo.
O decreto solicita à população que se mantenha em casa, evitando a circulação e a possível exposição ao vírus. A Prefeitura colocou a disposição da comunidade os telefones para esclarecer dúvidas relacionadas ao Coronavírus: (51) 3598-8613 e (51) 99675-5968.