Na manhã desta segunda-feira, 16, o prefeito Luciano Orsi convocou todos os secretários para reunião extraordinária afim de discutir as primeiras medidas adotadas na prevenção contra a epidemia do Covid-19. As medidas são em virtude do receio de que ações que gerem aglomeração de pessoas contribuam para disseminação do Covid-19 que está sob controle na cidade. “Só temos uma situação mais tranquila em termos de casos porque há uma grande preocupação com a prevenção, por isso, adotamos as medidas”, explica o prefeito.
Campo Bom foi a primeira cidade do RS a confirmar positivamente o Coronavírus e atualmente possui dois casos suspeitos da doença. O prefeito salienta que as medidas são temporárias e poderão sofrer alterações. Um decreto com as determinações será publicado em breve. O prefeito pretende também recomendar a entidades como associações de moradores, igrejas e clubes de serviços de Campo Bom a seguirem a mesma conduta de evitar eventos que impliquem na aglomeração de público.
Leia também:
#Coronavírus: Prevenção é a principal arma contra o coronavírus, confira as dicas
Avaliados em mais de R$ 6 milhões carros apreendidos da Indeal vão a leilão em Abril
SUS lança aplicativo para informações sobre o coronavírus
Hospital Lauro Reus adota medidas preventivas contra epidemia de coronavírus
Internamente também foram adotadas medidas visando a preservação da saúde dos servidores. A maioria delas diz respeito aos protocolos de assepsia e profilaxia, tais como compartilhamentos de itens, limpeza das estações de trabalho e uso do álcool gel.
Confira alguns dos eventos e/ou atividades cancelados:
– Lançamento do programa Cidade Empreendedora (que ocorreria amanhã, dia 17)
– Viva o Bairro (que seria dia 28 de março no bairro Imigrante)
– Festa da Vida (estava prevista para o dia 4 de abril)
– Sessões de cinema
– Shows e eventos no teatro
– Atividades físicas na Estação Saúde
– Todos os eventos e/ou atividades esportivas e de ação social que resultem na aglomeração de pessoas
Não foi divulgada nenhuma informação sobre a rede escolar municipal, na rede particular a Escola Santa Teresinha foi a primeira a suspender as aulas por 15 dias a partir da próxima sexta-feira, o Colégio Tiradentes também já anunciou suspensão das aulas a partir de quinta-feira. A definição da Secretaria de Educação e Cultura deve acontecer nas próximas horas.