Foi divulgada na sexta-feira a bandeira preliminar de todas as regiões do Rio Grande do Sul. Aregião 07 a qual Campo Bom pertence permanece na bandeira vermelha segundo a divulgação do Governo do Estado. Dos 11 índices avaliados 4 permanecem com bandeira preta, um está na vermelha, 3 na laranja e três na amarela. Os números mostram uma sensível melhora, resultado principalmente da ampliação do número de leitos. Outro dado bastante significativo foi o número de mortes por coronavírus em todos os municípios da região, que caiu de 54 na semana anterior para 31 na última semana.
Leia também:
Prefeitura emite decreto que autoriza vans escolares realizarem fretamento
Inscrições para campeonato de Fifa 2020 abrem na próxima segunda-feira
Baixas temperaturas do inverno podem intensificar transmissão do covid-19, últimas duas semanas registrou 45% do total de casos
Prefeitura vai instalar 8 mil placas de identificação de ruas
Assim como na semana passada, verificou-se redução no registro de hospitalizações confirmadas para Covid-19 nos últimos 7 dias. Enquanto na semana anterior havia ocorrido 99 registros, nesta semana foram 75 (uma redução de 24%). A dimensão das hospitalizações quando comparada por 100 mil habitantes continua bastante elevada, indicando uma alta prevalência na região. Positivamente, a razão entre os casos ativos na semana e recuperados nos 50 dias anteriores ao início da semana melhorou, principalmente pela elevação do número de recuperados e razoável estabilidade em casos ativos.
Com isso, os indicadores de Estágio da Evolução e de Incidência de Novos Casos sobre a População, que são mensurados com base na região, apresentaram bandeira laranja, para o primeiro, e preta para os dois que compõem o segundo grupo. A ocupação de UTI para SRAG e Covid-19 tiveram elevação na semana. No caso de internados em leitos de UTI confirmados para Covid-19 o aumento foi de 4,4%, passando de 45 para 47. Para internados em UTI por SRAG o crescimento foi de 8,8%, variando de 57 para 62.
Há uma expectativa sobre uma alteração no controle do Distanciamento Controlado e que deve conceder aos prefeitos mais liberdade para flexibilizações. A mudança estava prevista para ser efetivada na próxima semana mas como o governador Eduardo Leite testou positivo para o coronavírus não há confirmação se isso irá realmente acontecer.