Conecte-se conosco

TudoOnline

Serra registra frio e geada em Fevereiro

Um novo episódio de frio e geada está se repetindo neste ano no mês de Fevereiro, que até o dia 20 estava implacavelmente quente em nossa região, com apenas 02 dias com mínimas abaixo dos 20°C e máxima de 39°C no dia 17. Ontem Campo Bom registrou a menor mínima do ano até agora com 13.6°C ao amanhecer e hoje a segunda menor com 13,9°C. a previsão para hoje é de que poderá ser menor ainda.

Além do frio voltou a ocorrer geada nos estados do Sul, sendo que em SC foi pela terceira vez este mês. De acordo com informações de Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer do Instituto CLIMATERRA, a menor mínima ocorreu em Urupema/Estação Epagri com apenas 0.6°C seguida por 2.0°C em São Joaquim/Estação F. Keiser. Em outras Estações da região as mínimas variaram entre 2.3°C e 4.2°C e com formação de geadas localizadas.  Entre as Estações do INMET a mínima no Estado ocorreu em Cambará do Sul com 6.8°C e em SC no Morro da Igreja em Bom Jardim da Serra com 5.4°C. Conforme ainda Ronaldo Coutinho, está sendo um Fevereiro atípico em SC, com esta segunda forte massa de ar frio no Estado. Em Florianópolis ontem ocorreu o segundo registro mais baixo do mês com 13.7°C no norte da ilha. Em 1987 a mínima foi de 12.6°C na UFSC/CCA.

A imagem acima ilustra a geada ocorrida ontem na região de São Joaquim SC, onde fez 2.0°C com crédito de Mycchel Legnaghi. Esta segunda forte Massa de Ar Polar em Fevereiro, já atuava na manhã da quarta-feira no Sul do Estado e na Campanha, com a mínima ocorrida em Bagé com 10.6°C na Estação do INMET. Já na tarde do mesmo dia, a Massa de Ar frio já atuava na Serra de Santa Catarina com temperaturas muito baixas para a época do ano em torno das 16h com 10.6°C no Cruzeiro/São Joaquim, 10.6°C em Bom Jardim da Serra/Est. Rio do Rastro Keiser, 11.3°C em Urubici e em várias outras Estações particulares da mesma região com a temperatura variando entre os 11.0°C e 13.0°C.

Conforme reportado na coluna da semana passada, confirmou-se o frio e geadas nos primeiros dias do feriadão de Carnaval no RS e em SC. A Serra Catarinense registrou uma madrugada gelada durante o amanhecer do sábado, dia 22, com os termômetros marcando apenas 0.2°C em Urupema, sendo o recorde da Estação o mês de Fevereiro. Conforme informações do Instituto CLIMATERRA a geada chegou a se formar nos campos e baixadas de diversos municípios da Serra de SC, sendo as mais visíveis em Capão Alto, São Joaquim e Otacílio Costa além de Fraiburgo. Fez 1.6°C em Fraiburgo, 2.5°C em São Joaquim, 2.5°C em Painel e 2.8°C em Bom Jardim da Serra.

Mycchel Legnaghi de São Joaquim que sempre registra as geadas da região, as 01h30min do sábado já observava geada sobre o capô de seu carro, aguardando para registrar ao amanhecer uma grande geada mas que não ocorreu pelo fato do tempo ter ficado encoberto logo em seguida dissipando o fenômeno que já acontecia nas primeiras horas da madrugada. A geada com certeza aconteceu nas primeiras horas da madrugada nas cidades citadas acima, mas na localidade de Barreira/BR 116 próximo de Queijo e Cia em Capão Alto a geada estava bem visível e foi registrada pelo Sr. Adenir Quirino da Silva que enviou imagens ao Instituto CLIMATERRA em São Joaquim. Entre as Estações do INMET, as menores mínimas no dia 22 no RS aconteceram em Bagé com 5.7°C e 6.4°C em Quaraí e em SC em Bom Jardim da Serra com 4.2°C. O frio e a geada se repetiram no domingo, dia 23, com as menores mínimas em SC em Urupe/Est.Epagri com 1.1°C, em Bom Jardim da Serra/Est. F.Keiser com 1.6°C, em São Joaquim/Est.F.K com 2.0°C e em Painel/Est.G.Hugen com 2.7°C.

Entre as Estações do INMET, as mínimas foram de 7.8°C em São José dos Ausentes RS com 7.8°C e de 5.4°C em Bom Jardim da Serra em SC. Esta massa de ar polar que foi impulsionada por um Ciclone Extratropical no feriadão de Carnaval, também provocou uma forte ressaca no Litoral Sul que se estendeu até o Sudeste do Brasil. A intensidade da ressaca foi muito forte no sábado e amenizou um pouco no domingo nas praias do Litoral Gaúcho, ultrapassando as guaritas dos salva-vidas instalados na faixa de areia, obrigando os veranistas a ocuparem as dunas mais altas e até as calçadas, além de aumentar a altura das ondas com água fria e de cor achocolatada. Mesmo com o predomínio do tempo bom, o banho de mar foi muito prejudicado no sábado e no domingo devido a esta ressaca.

A imagem acima ilustra a forte ressaca que ocorreu no sábado em Tramandaí, com o mar avançando além da guarita dos Salva Vidas com crédito de Luiz Augusto Ambros Rath. Neste dia fez frio nas primeiras horas da manhã em Tramandaí com mínima de 14.8°C e a máxima a tarde chegando apenas a 24.3°C e com rajadas de vento da direção Oeste que atingiram 45 km/h.

Até o dia 26, a temperatura média do mês fechou com 25.2°C, ainda acima com desvio à maior com 0.7°C da média normal histórica que é de 24.5°C para fevereiro. A chuva que ocorreu nesta semana com total de 38.8 mm fez com que o acumulado do mês esteja em 87.6mm que corresponde apenas a 65.4% da média normal histórica que é de 133.9 mm em 35 anos, e não deverá mais chover pelo menos até a segunda feira dia 02 de março mas com pouco volume. Aguardaremos!

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível