TudoOnline
Carnaval com frio e geada
Autor:
Como já publicamos na coluna da semana passada, o frio irá predominar pelo menos nos dois primeiros dias do Feriadão de Carnaval que inicia amanhã. As temperaturas mínimas do sábado e domingo serão baixas para esta época do ano, com marcas de 13°C podendo baixar até 12°C, segundo alguns Institutos de Meteorologia. As máximas que até ontem eram elevadas, bem acima dos 31°C durante os últimos dez dias, hoje e amanhã serão bem amenas na média de 26°C/27°C.
Conforme dados da Metsul Meteorologia, uma massa de ar frio de forte intensidade impulsionada por um ciclone extratropical no Atlântico ingressará no sul do Brasil nesta sexta-feira e chegará à parte do Centro-Oeste e do Sudeste do Brasil, derrubando a temperatura. Conforme ainda o mesmo instituto teremos madrugadas muito frias para fevereiro no fim de semana de Carnaval no RS e em SC, que deverão provocar geadas nas serras dos dois Estados.
E esta tendência era reforçada pelo Instituto Climaterra encabeçada pelos competentes técnicos Ronaldo Coutinho e Piter Scheuer que nas últimas projeções numéricas da última quarta-feira, indicavam um Carnaval com temperatura abaixo do normal para época do ano com madrugadas bem frias entre os dias 22 a 25 em SC, proporcionando um belo susto aos foliões na saída dos bailes de salão principalmente na região de São Joaquim. Na quarta-feira a CLIMATERRA indicava geada isolada nas baixadas do topo da serra durante o amanhecer de sábado e domingo( picos pontuais entre -1°C/2°C no topo da Serra no amanhecer mais frio com possíveis alterações.
No Boletim gerado no mesmo dia, quarta-feira dia 19 e válido até o dia 23, no domingo, o relatório da previsão do tempo para o sábado e domingo do INMET/8º DISME projetavam mínimas de 6°C e 7°C para SC e de 6°C e 8°C para o RS levando-se em conta que o INMET nas previsões futuras de temperaturas sempre são mais comedidos. Na prática em estações particulares localizadas em baixadas nos Aparados do RS e no Planalto sul Catarinense registram temperaturas mínimas bem mais baixas do que nas estações oficiais do INMET.
O destaque climático nesta semana foi o do registro do recorde de máxima para fevereiro com 39°C na segunda-feira dia 17, um pouco abaixo do recorde do ano até agora ocorrido no dia 09 de janeiro com 39.9°C. Foi a máxima do Estado entre as Estações do INMET neste dia, sendo que o calor foi intenso também em Pelotas com máxima de 37.2°C e de 37.9°C em Porto Alegre. Tanto Campo Bom como a Capital tiveram o dia mais quente para fevereiro desde 2014. A onda de calor em 2014, foi a mais intensa em 35 anos para fevereiro, pois tivemos 03 dias consecutivos com máximas acima de 40°C, sendo a maior de 41°C no dia 07, 40.7°C no dia 06 e 40.4°C no dia 05 e ainda de 40.4°C no dia 09.
Mesmo com todo este calor, não foi o fevereiro mais quente na média, pois fechou 26°C, lembrando que o mais quente ocorreu em 2017 com média de 26.3°C e a máxima do mês naquele ano foi de apenas 37.9°C. O que contribuiu para este recorde é que em todo o mês ocorreram apenas 02 dias com máximas abaixo dos 30°C e apenas em 04 dias com mínimas abaixo dos 20°C, sendo a menor de 15.9°C no dia 07, idêntica mínima neste ano até ontem que este ano ocorreu no dia 11. Esta marca deverá ser superada neste final de semana com a chegada de uma forte massa de ar polar já comentado acima.
Também vale destacar que em 35 anos, o recorde de máxima em fevereiro ocorreu em 2013 com 41.4°C, mas que fechou média em 24.2°C, curiosamente abaixo da média mensal histórica que é de 24.5°C.
Até ontem, quinta-feira, a média do mês fechou em 26.2°C, apenas 0.1°C abaixo do recorde de 2017, também já reportado acima, mas que deverá ter queda na média pela entrada da massa de ar frio a partir de hoje no Estado e a longo prazo sem previsão de dias com máximas muito além dos 30°C até o dia 29, podendo se aproximar da média normal que é de 24.5°C para fevereiro.
Outro destaque climático do mês, deve-se ao fato da continuidade do baixo volume de precipitação ocorrido até agora, que ontem somava apenas 48.8 mm o que corresponde apenas a 36,4 % do total esperado em 35 anos que é de 133.8 mm. O total da precipitação na virada do tempo que ocorreu na segunda-feira em Campo Bom após o intenso calor foi de apenas 10.6 mm e segundo a meteorologia a próxima instabilidade por aqui deverá ocorrer apenas no final da tarde da terça-feira de Carnaval com pouco volume outra vez e um pouco maior na faixa de 18.0 mm na quarta-feira de Cinzas. A se confirmarem tais tendências, teremos o terceiro mês consecutivo com pouca precipitação na região, bem abaixo da média esperada, lembrando que a atual seca iniciou no mês de dezembro que somou apenas 22.0 mm em todo o mês sendo até agora o dezembro mais seco em 35 anos em Campo Bom.
A imagem abaixo ilustra a temperatura que o novo Relógio Digital registrava as 9h da manhã de ontem na cidade, após amanhecer com mínima de 19.7°C registrada ao amanhecer na Estação de Meteorologia.
Curiosidade:
Desde o início do Verão Astronômico em 22 de dezembro até ontem, em 62 dias, tivemos apenas 09 dias em que a temperatura máxima ficou abaixo dos 30°C, ou seja estamos tendo um VERÃO IMPLACÁVEL na Região.