Golpistas estão utilizando a tecnologia para atualizar golpes que ludibriam as pessoas fazendo-as entregar dinheiro. Há alguns anos os estelionatários ligavam para as pessoas e aplicavam golpes através de excelentes e habilidosas formas de convencimento, induzindo as vítimas a depositar dinheiro pensando estar ajudando algum familiar que supostamente estaria longe e em dificuldades ou ainda sequestrado por bandidos perigosos. Porém os estelionatários evoluíram e agora utilizam o aplicativo whatsapp para ludibriar e aplicar golpes. Diversas pessoas tem sido vítimas nos últimos dias de golpistas que clonam as contas de whatsapp e pedem aos contatos das contas clonadas empréstimos financeiros se passando pelo dono da conta. As pessoas que tiverem seus smartphones invadidos devem procurar a Polícia Civil e registrar um boletim de ocorrência.
Leia também:
Campo Bom registra saldo positivo de 443 postos de emprego
Amigas do Vôlei e Taugor são campeões inéditos do Aberto de Vôlei
Prefeitura entrega prêmio principal da campanha Comprar Aqui é Bom Demais
Tudo começa no momento em que o estelionatário obtém dados pessoais que possibilita transferir a conta do whatsapp para outro aparelho, através de um chip com o mesmo número. Como, com a internet, o número de pessoas que realizam ligações telefônicas diminuiu, a vítima demora a perceber que o se telefone foi clonado. Inicialmente as maioria das vítimas acredita que se trata de algum problema técnico no aparelho ou na aplicativo. Neste momento os estelionatários já estão em contato com os números salvos na agenda do chip e solicitando depósitos de dinheiro com alguma história falsa.
O chefe de investigação da Polícia Civil Cláudio Dineck destaca a importância de realizar o registro da ocorrência, mesmo quando o golpe não for consolidado: “É importante fazer o registro pois mesmo a tentativa de golpe demonstra que os estelionatários tem dados pessoas das vítimas e podem utilizar estes dados para outros golpes no futuro.” Por ser um crime virtual é de difícil investigação, mesmo as contas bancárias utilizadas para os depósitos geralmente estão em nome de laranjas, pessoas que cedem o nome em troca de pequenos valores, muitas vezes sem saber que irão participar de um golpe.
Dica do Tudo Online: O aplicativo dispõe de um sistema para evitar a clonagem. Basta acessar as configurações de segurança no menu do aplicativo e adicionar uma senha de segurança para a conta. Cada vez que o aplicativo for instalado com aquela conta a senha será solicitada, se o estelionatário não a possuir, não obterá êxito na fraude.