Conecte-se conosco

TudoOnline

Fim de ano, início de vida

Bastou piscar o olho e dezembro já chegou. E, com ele, novamente, o momento de rever os feitos do ano que se finda.

Não vou usar o velho costume de pedir que você olhe para trás e veja quais os planos que deixou de realizar, para criar uma nova lista de coisas para fazer em 2020. Acredito que todos os inícios de anos fazemos esse ritual apenas para no final dele nos sentirmos frustrados pelas coisas que não conseguimos realizar.

Gostaria que você fizesse uma reflexão diferente: agora não é hora de olhar para trás, para o que se deixou de fazer, nem hora de olhar para frente, para as novas expectativas. Quero convidar você para olhar para dentro, para dentro de si.

Quais foram as suas conquistas em 2019? Quais as coisas que você aprendeu, com dor ou alegria? Olhe para 2019 e pergunte a si mesmo como você se tornou alguém melhor, em quais aspectos cresceu.
Quando você olha e vê tudo o que aconteceu, onde e como você mudou, você sente que existe algo que deva ser comemorado.

Nosso inconsciente é um colecionador inato. Se só olharmos apenas para as derrotas e para tudo o que deixamos de fazer, vamos ter uma coleção enorme de derrotas. Isso vai fazer com que entremos 2020 com aquela sensação de que não há com o que sonhar, afinal a gente nunca consegue nada… E a cada dia do novo ano, colecionaremos mais e mais derrotas.

Mas se, ao contrário, olharmos cada conquista, cada pequenina vitória e, principalmente, as grandes, começaremos a olhar o novo ano cheios de força e prontos para novas e maravilhosas expectativas.
Precisamos aprender a colecionar vitórias, coisas que fazem com que nos sintamos orgulhosos de nós mesmos.

Seja grato. Existem inúmeros motivos para sermos gratos. Quando olhamos apenas para cima e vemos somente as pessoas que vivem de maneira mais abastada que nós, podemos nos abater, o que tornará difícil ser grato. Se nosso olhar se voltar apenas para quem está abaixo de nós, tendemos a nos ver como as pessoas mais felizes do mundo. Porém, esse não é, nem nunca foi o melhor parâmetro.

O melhor dos parâmetros, somos nós mesmos. Olharmos para quem fomos e quem somos. Comemorarmos essa transição de um estado para outro, essa melhoria diária. Isso sim nos dá o real tamanho que temos e tudo o que ganhamos com o passar de 2019.

Tivemos um ano conturbado, realmente. A vida é dinâmica. Em todos os setores da vida, como economia, política, legislação e até no clima tivemos coisas muito diferentes. Mas não importa o que mudou do lado de fora. O que importa hoje, para nossa reflexão é o que mudou por dentro.
E quando se, ao se olhar, você tiver a impressão de que se tornou uma pessoa pior, 2020 está aí com 365 novas oportunidades para mudar e crescer.

E se você entende que não consegue mudar sozinho, busque ajuda. Sempre haverá alguém disposto a estender a mão para caminhar ao seu lado; pode ser um amigo, um novo amor ou, quem sabe, um terapeuta.

O importante é não ficar parado; é caminhar para frente e para cima, tornando-se em 2020 uma pessoa melhor e mais conectada consigo mesma.
Que você tenha tido um ótimo 2019 e que tenha um 2020 melhor ainda

Rosa Silva
Terapeuta em TFT e Palestrante
vidaplenatododia@gmail.com

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível