Nestes dois últimos dias do mês, estamos experimentando contrastes nas temperaturas. Hoje, sexta-feira dia 29, a mínima ficou entre as mais baixas do mês com 12,5°C, pouco acima da mais baixa até então, ontem ao amanhecer, quando foi registrado mínima de 12.4°C, inclusive com a presença de nevoeiro que resultou um recolhimento de 0.2 mm.
Ontem também, tivemos um amanhecer bem frio no topo do RS e topo de SC, conforme dados do Instituto CLIMATERRA em Estações Particulares em São José dos Ausentes(RS) com 4.2°C, Estação Santa Bárbara Keiser ( SC ) com 4.7°C, Estação Keiser-Vila dos Ventos H. (SC ) com 5.3°C e Estação G.Hugen/São Joaquim (SC)com 5.4°C.
Entre as Estações vinculadas ao INMET as mínimas ontem ao amanhecer ocorreram em Canela com 8.1°C, Cambará do Sul com 8.2°C e em São José dos Ausentes com 6.9°C. Uma massa de ar polar de média intensidade ingressou no Estado na quarta-feira sendo a causa dessa nova queda na temperatura, e é esse ar mais seco e frio que está ocasionando dias ensolarados e com grande amplitude térmica.
Mesmo com o frio de ontem e hoje ao amanhecer, a tarde a máxima ficou em 34.5°C. Amanhã a mínima já sobre para 15°C e a tarde teremos máxima superando os 35°C, ou seja calor no último dia de novembro.
Já no domingo, dia 01 de dezembro de acordo com a previsão do 8° DISME, o tempo deverá variar de parcialmente nublado a nublado com pancadas de chuva isolada e queda na temperatura novamente. Temperaturas baixas em novembro e dezembro são normais acontecerem principalmente no RS e SC. A falta de observadores do tempo e do clima com profissionalismo fazem com que registros de geada no RS não sejam registrados e catalogados na série histórica da Meteorologia Oficial do País, perdendo-se dados históricos no registro do fenômeno ao contrário do Estado vizinho SC.
A empresa CLIMATERRA, encabeçada pelo seu Diretor chefe, Sr. Ronaldo Coutinho do Prado e recentemente integrada pelo Meteorologista Piter Scheuer, tem feito um trabalho extraordinário e profissional há vários anos na previsão do tempo e de alertas pela ocorrência de fenômenos impactantes como ventanias, chuvas intensas, geadas e neve entre outros. A ocorrência da geada fora da época em meses mais quentes são registrados já há vários anos e integram a série histórica , e sua ocorrência nesta época do ano já não é tratado como um fato raro e surpreendente para muitos que assim o julgam, por falta de registros como em nosso Estado, e sim como normais mesmo fora da época pela frequente ocorrência anual em SC, apesar de menos frequente.
A falta destes registros no RS, escondem a realidade climática no tocante ao fenômeno da geada e pelo número de dia anuais no Estado. Assim não conhecemos corretamente o nosso clima em se tratando com o fenômeno da geada que interfere diretamente na agricultura e na pecuária.
A imagem acima ilustra o fenômeno da quarta geada ocorrida neste mês em São Joaquim, com mínima de 2.0°C na Estação Keiser, no amanhecer do domingo dia 24 com crédito de Mychell Legnaghi, que ao contrário do RS não registrou nenhuma geada em este mês por motivos já expostos acima. As menores temperaturas em SC no dia 24, ocorreram em Urupema/Epagri com 0.7°C, em Urubici/Estação Keiser com 1.3°C, em Painel/Est.Hugen com 1.4°C e em Bom Jardim da Serra/Est. Keiser com 1.5°C, e em todas com registro de geadas.
Um Sistema de baixa Pressão ( Frente Fria ) cruzou o Estado no meio da semana e trouxe o retorno da chuva novamente ao RS, e aqui em Campo Bom entre o final da tarde da terça e quarta dia 27, o total de apenas 9.8 mm enquanto que a chuva foi volumosa no Oeste do Estado e na Campanha, sendo que Uruguaiana, Quaraí, Alegrete e Rosário do Sul registraram mais de 100.0 mm. Mesmo assim o mês fechou com 167.2 mm em Campo Bom com 33.6 mm acima da média normal histórica em 35 anos.
A onda de calor que aconteceu entre os dias 17 e 22 de novembro, fez com que a temperatura média do mês fecha-se em 22.4°C, ou seja, em 0.5°C acima da média normal histórica em 35 anos que é de 21.9°C, sendo que a mais alta ocorreu no dia 21 com 35.1°C. Na tendência atual, a Meteorologia está prevendo o retorno do frio fora de época ao amanhecer da terça-feira dia 03 com a mínima abaixo dos 10.0°C assim como também na próxima sexta-feira dia 06.
Em 35 anos, o recorde de frio em dezembro ocorreu em 2010 com mínima de apenas 8.2°C. No ano passado as menores em dezembro foram de 10.5°C no dia 04 e 10.4° no dia 08. A imagem abaixo do texto ilustra a manhã de ontem que foi a mais fria do mês até agora em Campo Bom.