Conecte-se conosco

TudoOnline

Início de Novembro será bastante chuvoso

A instabilidade que iniciou no último domingo, dia 27, e tem se caracterizado neste mês de outubro, deve continuar até a próxima quarta-feira, dia 06 de novembro. Uma grande Massa de Ar Quente e Úmida vinda do centro do País, associado à Baixa Pressão Atmosférica, está formando linhas de temporais com tempestades severas em várias regiões do Estado desde o início desta semana, principalmente sobre o extremo sul, Campanha, Centro e Leste do Estado. Já no Oeste, Noroeste e Norte do Estado está predominando um ar mais seco e quente, com dias muito quentes onde estão se registrando as máximas do Estado nos últimos dias.

Como não tem entrado nenhuma massa de alta pressão nos últimos dias, com ar seco e mais frio, devido ao bloqueio atmosférico do ar quente em outras regiões do Estado principalmente sobre o Sul, Campanha, Centro e Leste do Estado, estão se formando áreas de instabilidade, com ventanias, queda de granizo, trovoadas e muitos relâmpagos e pancadas de chuva fortes e irregulares. Após as tempestades, a atmosfera fica estável, saturada e com muita nebulosidade inibindo a queda da temperatura. Ao amanhecer com o aquecimento diurno, formam-se novas linhas de instabilidade e temporais com a nuvens cúmulo-nimbos. Este ciclo climático deve continuar até o meio da próxima semana, pois um ar mais seco e frio associado a uma alta pressão Polar irá trazer o retorno do tempo bom e queda na temperatura estabilizando o tempo.

As tempestades apesar de causarem estragos, alagamentos e muitos problemas, quando chegam proporcionam também imagens espetaculares e que valem o registro como ilustram as duas imagens abaixo. A primeira registra a chegada do temporal na manhã da última terça-feira dia 29 de outubro em Porto Alegre com crédito de Alex Fabiani Santos. O acumulado da precipitação não foi muito elevado no 8º DISME com 11.8 mm e rajada de vento à 56,1 km/h, e a temperatura durante o temporal caiu para 19.7°C a mínima do dia.


Já a segunda imagem ilustra a chegada do temporal em Campo Bom, na mesma manhã, com crédito de Angélica Spengler, numa bela foto. A rajada de vento atingiu 57,6 km/h da direção SW e o acumulado em 03 horas somou apenas 12 mm. A temperatura máxima que as 10h da manhã chegou a 27°C com atuação de vento quente da direção Norte, durante a instabilidade caiu para agradáveis 20.6°C.

Confirmou-se a previsão de um sábado ensolarado e quente no final da semana passada, dia 26 de outubro, com a máxima atingindo os 32.1°C, contrastando com um domingo chuvoso com grande volume de chuva com 41.4 mm e temperatura máxima de apenas 22.2°C, com destaque para muitos relâmpagos e trovoadas muito fortes.

O mês de outubro terminou com a média da temperatura em 20.8°C, ou seja, com um desvio à maior de 1.0°C, pois o normal é de 19.8°C em 35 anos. Já o acumulado da precipitação que tem média normal de 171 mm no mês, fechou com total de 289.4 mm. Como já citado acima, o ar quente e úmido que está predominando em parte do Estado e trazendo instabilidade mais no centro e leste do RS, comprova-se pelo registro das máximas ocorridas na última quarta-feira dia 30. Enquanto que aqui em Campo Bom a temperatura se manteve estável e agradável variando entre 18.4°C e 21.1°C, a máxima do Estado entre as Estações do INMET ocorreu em Santa Rosa no Noroeste com 35.2°C. O calor foi intenso também em SC com 35.7°C em Indaial e 34.5°C em Florianópolis. Já no PR, Curitiba registrou 34.5°C e em Marechal Cândido Randon a máxima foi de 39.6°C, comprovando a atuação do ar quente e úmido no Sul do Brasil que está bloqueando a entrada de um ar mais frio e seco vindo da Argentina, cujo bloqueio deverá ser vencido no meio da próxima semana.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível