Conecte-se conosco

TudoOnline

A respiração e o uso do aparelho ortodôntico

Como sabemos, o processo da respiração deve ser iniciado através das cavidades nasais, isto é, o ar deve ser inspirado com os lábios fechados. O ar quando passa por essas cavidades é aquecido, filtrado e umedecido, chegando então à traqueia, brônquios e pulmões de maneira adequada. Caso isto não aconteça tanto crianças como adultos podem desenvolver vários tipos de problemas.

A respiração é um importante estímulo para crescimento e desenvolvimento adequado dos ossos da face. O desenvolvimento dos ossos e tecidos moles estão intimamente relacionados. Um dos responsáveis pelo crescimento adequado dos ossos faciais é o estímulo causado pela passagem do ar, ou seja, pela respiração adequada. Se uma pessoa respira muito pela boca, não existirá um estímulo adequado para crescimento dos ossos maxilares, o que poderá provocar alterações de crescimento.

Nesses casos em que a pessoa não respira adequadamente, ele poderá ficar com o céu da boca muito profundo e provocar uma mordida cruzada. Além disso, uma língua mal posicionada, mais baixa que o normal, pode provocar um afinamento da face e um crescimento mais para baixo da mandíbula, entre outros problemas, que fazem parte da chamada Síndrome do Respirador Bucal.

Quando o crescimento dos ossos maxilares não está acontecendo adequadamente, pode ser necessária a utilização de aparelhos ortodônticos. O que muita gente não sabe é que os tratamentos ortodônticos também podem ajudar a resolver o problema respiratório enquanto alteram a posição dos dentes. Poderá ser indicado um disjuntor palatino na maxila em casos de mordida cruzada ou um aparelho para avançar a mandíbula em casos onde ela está com um desenvolvimento atrasado.

O tratamento para esse tipo de paciente deverá ser multidisciplinar. Além do ortodontista, também é indicada uma consulta a um fonoaudiólogo e um otorrinolaringologista. Cada profissional irá trabalhar focado em sua especialidade e, assim, irão juntos compor o tratamento adequado.

Embora o tratamento ortodôntico de pacientes respiradores bucais seja mais facilmente realizado durante a infância ou pré-adolescência, a ortodontia atual tem permitido o acesso de adultos às mais modernas técnicas de tratamento, também alcançando importantes resultados. Os tipos de aparelhos variam de acordo com as necessidades individuais e todos os detalhes são esclarecidos no período do planejamento do tratamento.

Consulte seu ortodontista!

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível