Como parte do Plano Municipal de Arborização Urbana, que visa estabelecer normas e metas para implantação de uma composição adequada para arborização da cidade, a Secretaria de Meio Ambiente (Sema) adquiriu equipamentos e criou uma nova dinâmica para execução dos trabalhos da equipe de podas. Entre os equipamentos adquiridos estão duas moto-podas com cabo extensível (para poda de galhos altos), uma moto-serra (para corte de árvores e troncos grossos) e, principalmente, um triturador de galhos, que vem aperfeiçoando em muito o trabalho realizado. A poda agora também é feita com a orientação de um biólogo que faz a análise em campo da necessidade ou não de manejo.
O triturador foi adquirido com recursos do fundo municipal do meio ambiente (FUNDEMA) pelo valor de R$ 175.000,00 e tem capacidade para triturar troncos de até 30 centímetros de diâmetro, sendo que o material picado é direcionado automaticamente para caçamba do caminhão que reboca o triturador. As moto-podas e moto-serra foram adquiridas através da conversão de uma multa ambiental, que também forneceu a Sema uma perfuratriz, equipamento para abertura das covas para plantio de novas mudas.
Leia também:
Campo Bom avançou na geração de empregos em Agosto
Usina de reciclagem de Campo Bom está recebendo nova estrutura
Henrique Scholz assume chefia de gabinete
O prefeito Luciano Orsi ressalta a importância de uma gestão ambiental voltada para conservação da arborização urbana. “O triturador reduz em mais de 80% os rejeitos decorrentes das podas, com economia substancial no transporte de resíduos. Além disso, Campo Bom é famosa pelas ondas de calor no verão e, apesar de termos ruas arborizadas, muitas espécies não são adequadas, estão velhas e doentes, precisando de podas corretivas e de substituição. O plano de arborização vem com a proposta de implantar um programa permanente de melhoramento da arborização urbana. Os resultados devem ajudar no controle da temperatura na zona urbana, na oferta de sombra, na paisagem e qualidade de vida da população”, define Orsi.
O titular da Sema, João Flávio da Rosa explica que os maiores ganhos estão na orientação técnica e no uso do triturador. “Com auxílio do técnico são feitas apenas as podas realmente necessárias e as árvores condenadas, doentes e com riso de queda já serão removidas para substituição. Junto a isso, o triturador de galhos é uma importante ferramenta pois reduz o volume do descarte de massa verde e o número de viagens até o bota-fora. Sem contar que o material triturado de galhos será usado como adubo para hortas escolares e na arborização da cidade”.
O triturador tem capacidade para triturar troncos de até 30 centímetros de diâmetro (Foto: Divulgação/PMCB)
Arboriza Campo Bom
Junto com as estratégias de manejo da vegetação existente a SEMA criou o projeto “Arboriza Campo Bom”, que visa estimular o plantio de mudas nas ruas da cidade através de parcerias com empresas, com a população de por ações diretas da equipe de plantios da Sema. Entre as modalidades de participação estão a adoção de áreas, organização de grupos de plantio, mutirões, indicação de locais para plantio e solicitação de mudas ao horto municipal. Interessados em participar podem obter informações através do e-mail sema@campobom.rs.gov.br ou pelo fone 35988643.