A Polícia Civil campo-bonense não descarta pedir apoio ao Departamento Estadual de Investigações Criminais (DEIC) para apurar um ramificação aqui no Vale do Sinos de uma quadrilha especializada em aplicar o golpe dos nudes, utilizando nomes de advogados campo-bonenses para dar mais veracidade ao golpe. Nesta semana surgiram novas vítimas entrando em contato com os verdadeiros advogados ou para reclamar do golpe ou para buscar parcelar valores solicitados. Pelo menos três profissionais liberais do município já tiveram seu nome indevidamente utilizado pelos estelionatários. No final de junho outro advogado já havia sido vítima desta mesma quadrilha, quando inclusive uma vítima se matou por não ter dinheiro para depositar, confira clicando aqui a matéria.
De posse do boletim de ocorrência e das informações de algumas vítimas a Polícia Civil está investigando os casos mas devido a necessidade de conhecimento técnico de informática e contatos com vítimas de pelo menos outros três estados, o DEIC deve ser acionado : “Não descartamos acionar o DEIC para nos apoiar nas investigações pois precisamos investigar o IP de onde parte o golpe e também rastrear o dinheiro que foi depositado para os criminosos. ” disse o chefe de investigação Cláudio Dineck.
Leia também:
Rio dos Sinos segue baixando sem deixar nenhuma família desabrigada
Campo Bom registra nesta terça-feira a 18ª morte por coronavírus
Boletim Epidemiológico confirma 18 novos casos de Covid-19
Campo Bom registra temperatura abaixo de zero
Como funciona o golpe:
O golpe dos nudes é uma forma de extorsão que vem sendo muito utilizada por estelionatários para obter dinheiro explorando homens. Tudo começa com a aproximação via redes sociais de uma jovem bonita e atraente que se mostra interessada em se relacionar com as vítimas. Depois de alguns dias começa a troca de fotos íntimas, momento em que o golpe começa efetivamente. Alguns dias depois uma pessoa se dizendo representante da família entra em contato com a vítima dizendo que a jovem é menor e que vai divulgar as fotos e acusar o homem de ser um pedófilo. Apavorado e sem ter como reaver as imagens as vítimas dos golpes são coagidos a depositar grandes quantias de dinheiro para os golpistas.
Nesta semana uma das vítimas entrou em contato com um advogado da cidade pedindo para parcelar o valor acordado com os bandidos, segundo ele precisa pagar a conta de energia elétrica da família para evitar o corte e então seria necessário fazer alguns depósitos diferentes do acordo inicial. As vítimas do golpe dificilmente procuram a Polícia Civil pela vergonha de terem sido iludidos e por divulgar em redes sociais suas fotos íntimas.