Conecte-se conosco

TudoOnline

Muita chuva na semana mas o tempo melhora amanhã

Campo Bom registrou na última quarta-feira, dia 24, a maior precipitação desde o dia 27 de Abril, quando choveu 91 mm em 24 horas. O acumulado foi de 77 mm e ocasionou a elevação do leito do Arroio Schmidt conforme ilustra a primeira das imagens da coluna, que serviu para a limpeza de suas margens. Este volume superou inclusive o total da precipitação de todo o mês de junho que somou apenas 57.6 mm.


Este volume de precipitação fez lembrar dois episódios de chuva extrema ocorridos este ano e que ocasionaram alagamentos na cidade, com 102.0 no dia 03 de Março e de 91 já reportado acima. Na Capital, além das fortes chuvas e alguns alagamentos na cidade, houve quedas de algumas árvores, como ilustra a outra imagem da matéria com crédito da Metsul Meteorologia. Na Estação de Meteorologia do 8° DISME no Jardim Botânico, foi registrada rajada de vento da Direção Sudeste à 36,7 km/h. O acumulado da precipitação chegou a 130.2 mm, lembrando que a média normal histórica em 34 anos para Julho é de 158.2 mm, e o ano que mais choveu ocorreu em 2015 com total de 450.6 mm( o recorde histórico entre todos os meses do ano).


Houve uma melhora do tempo ontem, que apesar de ter amanhecido encoberto não tinha chovido nas últimas 05 horas até as 08h da manhã quando fazia 16.4°C, e a tendência seria de no máximo alguns chuviscos no período. Mas hoje sexta-feira a instabilidade permaneceu durante todo o dia com chuvisqueiros isolados e queda da temperatura. A boa notícia é de que amanhã sábado e no domingo não deve chover, pois um ar mais frio deverá atuar na região com queda ainda mais acentuada na temperatura e afastamento da instabilidade. As mínimas deverão se situar entre 8°C e 9°C neste final de semana e máximas não ultrapassando os 17°C, com sensação de frio.

Este Sistema de Baixa Pressão ficou semi-estacionado sobre o Estado principalmente no Centro, Oeste e Leste, entre duas Massas de Ar, uma seca e quente no Norte do Estado e outra fria sobre o Sul, ocasionando altos volumes de precipitação entre a terça-feira e quarta-feira dia 24. Este ar quente vindo do Norte propiciou a formação de nuvens carregadas no centro do Estado com nuvens CumulusNimbus propiciando tempestades elétricas e pancadas de chuva fortes entre a noite da segunda-feira até a madrugada da quarta dia 24.

Foi também este bloqueio atmosférico que fez com que a temperatura na região se mantivesse estabilizada entre a noite da segunda dia 22 com 18.3°C as 21h até a as 10h da manhã do dia 24 com 18.7°C, ou seja em 36 horas a temperatura variou menos de 2°C, com mínima de 17.1°C no dia 23 e de 18.0°C ao amanhecer do dia 24 sempre acompanhados com chuvas e descargas elétricas em vários momentos. A temperatura cedeu um pouco a partir do início da quarta-feira quando um ar mais frio fez cair a temperatura para 15.6°C as 13h da tarde na cidade junto com uma chuva mais leve e persistente que virou para chuviscos a noite.

Conforme dados da Metsul Meteorologia o acumulado das precipitações até as 18h da quarta-feira, os maiores volumes ocorreram em São Sepé com 172.2mm, Vila Nova do Sul com 145.0 mm, São Luiz Gonzaga e Encruzilhada do Sul com 144.6 mm e em Canoas com 114.0 mm.

Na tendência de ontem, o volume das chuvas que deverão retornar na segunda e terça-feira dia 30, deverão ser baixos felizmente. Já o Agosto inicia com chuva dia 01, mas o destaque climático será o intenso frio que deverá retornar ao Estado no próximo final de semana, com geadas e temperaturas negativas nas partes altas do RS e SC. Aqui em Campo Bom poderá fazer apenas 1.0°C ao amanhecer do próximo domingo dia 04 acompanhada com geada forte. Aguardaremos……

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível