O final do calendário de vencimento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) deixou mais de 68 mil proprietários de veículos em dívida como Governo do Estado. A estimativa é de que o valor devido aos cofres públicos ultrapasse R$ 33 milhões de reais. Para buscar a liquidação deste valor o Governo do Estado deve a partir de agora intensificar, através da Receita Estadual, a fiscalização dos veículos e buscar fazer com que os proprietários quitem seus débitos.
No Vale do Sinos Novo Hamburgo é a cidade que tem o maior número de inadimplentes no estado, segundo levantamento divulgado nesta semana pela Receita Estadual. A cidade tem cerca de 11.500 veículos em atraso, cerca de 8,15% da sua frota total. Campo Bom possui pouco menos de 3 mil veículos em situação irregular, 7,87% do número total de veículos registrados na cidade. Proporcionalmente Tramandaí é o município mais inadimplente com cerca de 20% da frota em débito com o imposto.
Leia também:
Luciano Orsi apresenta investimento de R$ 10 milhões para melhorar a saúde em Campo Bom
Bikes antigas tem encontro marcado domingo no Ginásio
Frio segue mas sem vento o que deve melhorar a sensação térmica
Já iniciaram blitzes de trânsito para identificar os veículos em atraso. Na última semana ações foram realizadas em Novo Hamburgo, Porto Alegre, Lajeado, Canoas, Passo Fundo e Uruguaiana. Nas próximas semanas outras cidades também receberão a fiscalização. Metade do que é arrecadado com o IPVA é repassado de maneira automática para as prefeituras. Os proprietários inadimplentes serão inscritos pelo Governo do Estado na dívida ativa na Secretaria da Fazenda. Também podem ser inscritos em outros serviços de proteção ao crédito como Serasa e SPC.
Governo do Estado vai intensificar a fiscalização