Valorizar o legado da imigração alemã e de suas transformações culturais, promovendo a tolerância e o respeito com a diversidade, por meio da língua, da arte e da gastronomia. Com esse intuito, foi apresentado na sexta-feira, 14, o projeto piloto “De Mala, Cuia e Frühstück”, para que alunos e os pais pudessem conhecer a proposta. A ação é uma inciativa da Administração Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura (SMEC), em parceria com o Centro Cultural Eintracht (CCE), e ocorre na Escola Municipal de Ensino Fundamental Marquês do Herval, visando o resgate e valorização da cultura alemã. O evento de apresentação contou com a presença do prefeito Luciano Orsi, da primeira dama Kátia Orsi, da titular da SMEC Simone Schneider, de Gabriel Henrique Haubrich do CCE e da coordenadora do projeto Hebe A. Vetter Cardoso, além da diretoria e de professores.
Leia também:
Chuva chega na madrugada e temperatura deve desabar
3ª Corrida Kids animou Campo Bom no último domingo
Comunidade Evangélica Luterana promove Festa da Paz
Através do projeto, os alunos terão a oportunidade, de forma lúdica e interativa, de ter contato com as danças, músicas, língua, culinária e diversos costumes da Alemanha, relacionando-os com as tradições, descortinando um universo de possibilidades, ampliando as noções de mundo e respeitando as diferenças. O projeto prevê laboratórios semanais com duas turmas na Emef Marquês do Herval, com alunos de terceiro, quarto e quinto ano, no contra turno escolar.
Segundo o prefeito, após a apresentação da proposta, os pais manifestaram total apoio ao projeto. “Reconhecemos a importância do projeto como fonte de conhecimento e alargamento da experiência cultural e sabemos que será extremamente benéfico para nossos jovens”, afirma Orsi. Para a secretária Simone Schneider, educação e cultura andam de mãos dadas na aquisição do conhecimento e esta é uma grande oportunidade, que trará muitos conhecimentos sobre a cultura alemã para os estudantes.
Projeto é uma parceria com o Centro Cultural Eintracht (Foto: Divulgação/PMCB)