Conecte-se conosco

TudoOnline

Temperatura seguirá acima da média

Este mês de junho está apresentando temperatura acima da média mensal normal histórica em 35 anos pelo menos nesta primeira quinzena do mês e deverá continuar até pelo menos até o dia 18, na terça-feira. Desde o dia 11, as temperaturas máximas estão em até 7 °C acima da normal histórica e as mínimas com desvio na média de 4°C.
Isto não significa uma situação climática inédita ou anormal, pois  em anos anteriores o mesmo já aconteceu. Temperaturas de verão em junho são mais comuns que muitos internautas poderão questionar. Nestes 35 anos de dados de Campo Bom, apenas em 15 anos a temperatura máxima  num mês de junho não atingiu os 30°C ou mais, o que corresponde apenas a 42% dos anos. Nesta comparação, a mais elevada temperatura já registrada em junho foi de 32.9°C em 2006, lembrando que no ano passado fez 31.1°C no dia 11.

Estes contrastes climáticos devem-se ao bloqueio atmosférico pelo ar seco e quente que se instalou sobre os estados do Sul do Brasil nos últimos dias  e que estão impedindo o avanço de uma Frente Fria (Sistema de Baixa Pressão) que está semi-estacionária entre o Norte da Província de Buenos Aires e o Uruguai, segundo destaca a Metsul em seu site. A instabilidade da frente fria no máximo consegue alcançar áreas mais perto das fronteiras  no Oeste e no Sul do Rio Grande do Sul como ilustra a imagem abaixo do Satélite GOES 16-VA do INMET na manhã de ontem no horário  das 14:30 UTC ( 11h30 no Brasil ).

Observa-se na imagem,, forte instabilidade sobre o Uruguai e extremo Sul do RS na região de Santa Vitória do Palmar e mais sobre o centro e leste do Estado uma nebulosidade com nuvens altas sem precipitação. Com o bloqueio deste ar quente e seco, teremos a continuidade das temperaturas acima da média até pelo menos na terça-feira, pois na quarta-feira dia 19 este bloqueio será vencido, quando a frente semi-estacionária  conseguirá se deslocar à todas as regiões do Estado, pois na sua retaguarda uma Massa de Ar Polar ( Alta Pressão ) trará tempo bom e queda na temperatura do ar. A precipitação prevista será de níveis baixos na virada do tempo na próxima quarta-feira.
No Boletim de ontem, o 8º Distrito de Meteorologia de Porto Alegre, previu máxima de 30.0°C hoje e de 29.0°C amanhã sábado. A máxima no entanto chegou a 30,9°C a máxima em todo o RS nesta sexta-feira. Mesmo com uma queda prevista nas máximas de domingo e segunda-feira para média em torno de 25.0°C o tempo deverá continuar bom com parcial nebulosidade mas sem chuva. Institutos de Meteorologia estão prevendo frio no último dia do Outono com mínima de 8°C e máxima de apenas 19°C no dia 20. Já o primeiro dia do Inverno Astronômico que inicia as 12h54m do dia 21 de junho, a tendência atual é de que será marcado como o dia mais frio até agora com mínima de 6°C e máxima de 20°C.

Bloqueios atmosféricos que impedem o avanço de Frentes Frias e de Altas Pressões Polares que trazem o frio e tempo bom acontecem com naturalidade em um mês que se espera o predomínio do frio, como ocorrido por exemplo nos anos de 2000, 2003 e 2005. Em 2000, a temperatura média do mês ficou em 16.5°C e ocorreram 04 dias com máximas acima dos 30°C, mas em compensação ocorreram 03 geadas no mês e 08 dias com mínimas de um dígito e com chuva acima da média com 175.1 mm. O mês de junho de 2003 se caracterizou climaticamente muito parecido com o deste ano, pois nos 30 dias  foram registradas apenas duas mínimas de um dígito com 8.6°C no dia 08 e 9.4°C no dia 30. O total da precipitação também ficou bem acima da média com 181.2mm. Naquele ano, o mês de maio já tinha registrado 02 geadas e 12 dias com mínimas de um dígito, contra nenhum este ano em Maio, fato inédito em 35 anos, já reportado na coluna da semana passada. Este ano, até ontem tivemos apenas uma mínima de um dígito que foi de 8.7°C e ocorreu no dia 05.

No ano de 2005, ocorreu o mês de junho mais quente na média em 35 anos com 17.6°C, bem acima da média normal histórica que é de 14.2°C. O que motivou este desvio foram principalmente os primeiros 11 dias do mês que apresentaram média de 29.8°C quando o normal é de 20.9°C. Nestes 11 dias, entre o dia 02 e 05 as máximas ficaram acima dos 30°C. Já na segunda quinzena as temperaturas cederam e foi registrada uma geada fraca no dia 22 com mínima de 4.6°C e mais 04 dias com mínimas de um dígito. Outro destaque climático neste junho, é o do baixo acumulo de precipitação, pois até ontem somava apenas 10.4 mm e a tendência atual  prevê que até o dia 26 teremos apenas instabilidade baixa no dia 19 numa situação bem  inversa a previsão inicial pela continuidade das chuvas acima da média  com a continuidade do Fenômeno El Niño, o que não se confirmou. Poderemos fechar o mês de Junho como um dos mais secos e de menos chuva em 35 anos. Vale lembrar que o mês de junho de 2016 com apenas 5.4 mm é o mais seco em 35 anos de dados. A imagem abaixo ilustra a manhã de ontem na cidade com temperatura agradável com 24.7°C as 11h da manhã, após amanhecer com mínima de 16.4°C.

Até terça-feira o calor deve predominar (Foto: Nilson Wolff)

Lua Crescente:
Mais uma vez  foi comprovado que não gosta de chover em cidades localizadas sob o Paralelo 30,  como em Porto Alegre e Tramandaí com influência em cidades próximas, pois durante toda a Fase da Lua Crescente iniciada no dia 10 até domingo dia 16, não deverá ocorrer nenhuma precipitação nestas áreas.
Campo Bom há um ano atrás:
No dia 14/06/2018, tivemos um dia frio de inverno na região ao contrário do calor de hoje. Neste dia a mínima em Campo Bom foi de 5.7°C e a máxima atingiu apenas 13.7°C, e a noite foi muito fria com apenas 6.4°C as 21hs da noite. O dia foi com parcial nebulosidade com o vento  frio soprando fraco da direção W/SW (popular minuano ) aumentando a sensação de frio.

Nilson Wolff é climatologista e responsável pela Estaçao Climatológica de Campo Bom desde a sua fundação

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível