A chegada do Outono trouxe de volta alguns fatores que tradicionalmente causam doenças como a gripe. As rápidas mudanças climáticas com calor durante o dia e ar mais frio a noite, acompanhado pela umidade são fatais para pessoas que estão com a imunidade mais baixa. A incidência de gripe e resfriados aumenta consideravelmente e muitas pessoas não lembram que a prevenção poderia evitar o mal estar causado pelas doenças com a vacina que está disponível para classes prioritárias e grupos de risco.
De 10 a 18 abril foram vacinadas crianças de 6 meses a 5 anos, 11 meses e 29 dias e gestantes e puérperas (atualização das carteirinhas de vacinas de rotina). Entre 22 de abril e 31 de maio serão vacinadas crianças, gestantes, puérperas, idosos, professores, trabalhadores de saúde e doentes crônicos.
Leia também:
Colisão na avenida São Leopoldo deixa vítima fatal
Série Prata de futsal deve iniciar em 29 de Abril
Encenação da Paixão de Cristo acontece hoje a noite no Largo Irmãos Vetter
A distribuição gratuita da vacina, acontece em todas as Unidades de Saúde, exceto ESF Porto Blos, que passa por obras (seus usuários podem procurar qualquer outra unidade). Nos seguintes horários: Centro Materno Infantil das 7h30min às 19h30min, Unidade Paulista das 7h30min às 17h30min e as demais unidades: das 8h às 16h30min. Em 2018 o município teve 2 casos de H1N1 confirmados. Em 2019 ainda não houve registro. O Dia D de vacinação acontece em 4 de maio.
Grupos de risco e prioritários:
- Crianças de 6 meses a 5 anos 11 meses e 29 dias;
- Idosos acima de 60 anos;
- Gestantes e puérperas (mulheres que deram à luz há até 45 dias);
- Trabalhadores da saúde;
- Professores;
- Povos indígenas;
- Adolescentes e jovens de 12 a 21 anos com medidas socioeducativas;
- População privada de liberdade e funcionários do sistema prisional;
- Doentes crônicos – a vacinação deste grupo deve ser realizada em todos os postos. Mediante apresentação de prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina.
A apresentação da prescrição médica é obrigatória para o grupo de comorbidade, durante a campanha.