Quarta-Feira, dia 20, as 18h58 iniciou a Estação do Outono, com a ocorrência do “Equinócio do Outono“ no Hemisfério Sul. Neste dia, os raios do Sol, ficam exatamente a pino sobre o Equador, ou seja o dia e a noite tem a mesma duração. Já no Hemisfério Norte acontece o Equinócio da Primavera pelo mesmo motivo. Aqui em Campo Bom, neste dia o nascimento do Sol ocorreu as 06h26min da manhã, e o ocaso do Sol ocorreu as 18h34min pela sua localização geográfica.
Coincidência ou não, o último dia de verão na cidade no dia 19, foi com cara e temperatura de verão, pois a máxima subiu até os 30.5°C, e no dia seguinte com o início do outono, as temperaturas foram outonais. A mínima dia 20 foi de 17.9°C e a máxima não superou os 24.0°C.
A imagem acima ilustra o exato momento em que iniciava o outono as 18h58 em Campo Bom, com tempo encoberto, umidade e temperatura em agradáveis 20.1°C, e que as 23h já tinha caído para 18.7°C. Já ontem, no primeiro dia de 24hs da nova Estação, as temperaturas mínimas caíram ainda mais. Campo Bom amanheceu com nebulosidade e agradáveis 15.6°C, mas em Bagé na Campanha a mínima caiu para 6.6°C, a mais baixa entre as Estações do INMET. Mas o frio foi bem mais forte em Pinheiro Machado na localidade de Passo dos Pires com 290 metros de altitude, onde fez apenas 3.3°C, com provável geada fraca.
Além da gradual queda na temperatura, um dos fenômenos frequentes do outono, é o da ocorrência do nevoeiro e as primeiras geadas do ano na região. No ano passado no Município, o nevoeiro foi registrado em 04 dias em março, 08 em abril, apenas 03 em maio e em 06 dias em junho antes do início do inverno. A primeira geada ocorreu no dia 24 de maio com mínima de 3.8°C, somando 02 no mês, e em 06 dias em junho antes do dia 21. A mínima do ano ocorreu durante o outono astronômico, pois foi no dia 16 com geada forte e 0.9°C.
Os Solstícios e os Equinócios são os eventos que estabelecem o início das estações do ano em cada Hemisfério. Como consequência da inclinação do eixo da terra ser praticamente constante, a área iluminada pelo Sol em cada Hemisfério varia ao longo do ano. Exatamente por isso de 21 de março à 23 de setembro o Hemisfério Sul recebe menos energia solar que o Hemisfério Norte.
Relembrando, este mês iniciou muito quente nos primeiros oito dias e a temperatura média do mês ficou em 25°C, mas já caiu para 23.6°C até a última quarta-feira, pois as máximas recuaram e as mínimas abaixo dos 20°C foram mais frequentes, com apenas 0.4°C acima da média mensal normal histórica em 34 anos que é de 23.2°C.
O destaque climático do mês, é o alto volume de precipitação que já ultrapassou os 200.0 mm, a segunda vez em 34 anos de dados. A média mensal normal histórica é de 124.4 mm e até ontem já acumulava 205.6 mm. Na coluna da semana passada, a manchete do texto questionava a ocorrência de chuva no domingo dia 17, pois nos encontrávamos em fase da Lua Crescente, que é o período que não gosta de chover em cidades que se localizam sobre o Paralelo 30 e cidades próximas como em Campo Bom em relação à Porto Alegre. Ocorreu sim a precipitação, dentro dos 10% da possibilidade, mas foram de baixo volumes. Em Porto Alegre somou 8.4 mm, em Tramandaí apenas 5.4 mm e em Campo Bom somente 5.2 mm.
A meteorologia está prevendo o retorno da chuva para hoje e amanhã sábado, com média de 10.0 mm neste dias e a temperatura variando entre os 13.0°C e máxima não ultrapassando os 25.0°C. O tempo se estabiliza no domingo e deve perdurar até pelo menos no meio da próxima semana.
Neste ano, o Outono estará sendo influenciando pelo fenômeno El Niño. De acordo com a empresa Metsul Meteorologia, a tendência é de um Outono de chuva bem acima da média, principalmente durante os meses de maio e junho.
A outra imagem do texto ilustra a tendência do Outono neste ano no Brasil, conforme conclusões de Institutos de Meteorologia influenciado pelo fenômeno El Niño.