A abertura oficial do ano letivo da Rede Municipal de Ensino de Campo Bom será marcada por um grande evento no Teatro Feevale. No dia 12 de fevereiro, as 14h, ocorre o evento, com o tema Tempo… Viver e Conviver Intensamente. Cerca de 1.400 profissionais, entre professores, auxiliares de ensino, estagiários, secretários de escola da Educação Infantil e Ensino Fundamental da Rede Municipal de Ensino devem participar da tarde que contará com a palestra Metodologias Ativas, ministrada por Leandro Holanda Fernandes de Lima, Mestre em Ciências pela USP e Especialista em Tecnologias Educacionais pela PUC-SP (confira o currículo completo abaixo). O evento contará ainda com um momento cultural que será proporcionado pela escritora e contadora de histórias Márcia Funke Dieter, que foi patrona da 34ª Feira do Livro de Campo Bom, em 2018.
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Sobre a volta às aulas
Os alunos da Rede Municipal de Ensino retornarão às aulas no dia 18 de fevereiro, segunda-feira. O município tem calendário único para as 23 escolas de Educação Infantil e as 20 escolas de Ensino Fundamental, por isso todos os 8.772 alunos já matriculados retornarão neste dia. No Ensino Fundamental, 6 escolas são de turno ou de tempo integral, sendo acrescentado em 2019 mais uma, a EMEF Esperança. Assim, 7 são integrais e as outras 13 têm contra-turno escolar. Já os professores retornarão as atividades no dia 12, na abertura oficial do ano letivo. No dia 13, nas escolas, os professores participarão de reuniões administrativas e pedagógicas. Já nos dias 14 e 15, haverá uma jornada de estudos para continuar o processo de elaboração da Base Municipal Comum Curricular.
Sobre o palestrante
Mestre em Ciências pela USP, Leandro Holanda Fernandes de Lima é especialista em Tecnologias Educacionais pela PUC-SP. Licenciado em Química pela Universidade Oswaldo Cruz. Tem experiência como professor de química na educação básica, produção de material pedagógico de química, assessoria pedagógica no ensino de ciências e consultoria em projetos educacionais com foco em tecnologia e inovação. Atuou como responsável pela implementação do uso de tecnologias digitais em escolas públicas em municípios de Santa Catarina, Ceará e São Paulo, e na produção de material para a plataforma Coursera. É um dos autores do livro intitulado Ensino Híbrido: Tecnologia e Personalização na Educação. Atualmente, enquanto Especialista em Educação na Microsoft, implementa projetos com foco em tecnologia educacional e é coordenador de área no Colégio Albert Sabin. Tem como áreas de interesse pesquisa em Formação de Professores e Tecnologias da Informação e Comunicação (TICs).