Conecte-se conosco

TudoOnline

Feriadão começou com tempo bom mas terminará instável

Após uma quarta-feira com tempo encoberto e muito abafado com ocorrência de pancadas de chuva em algumas cidades do Vale dos Sinos, ontem , o primeiro dia do Feriadão de 15 de Novembro, amanheceu com tempo muito bom e temperatura agradável. A mínima ao amanhecer foi de 15.1°C e as 10h da manhã já registrava 25.7°C, céu limpo e umidade em 45% como ilustra uma das imagens da coluna. Hoje o tempo continuou bom, mas amanhã, sábado, teremos o retorno da instabilidade, a partir do final da tarde e se estende até ao meio-dia de domingo, conforme previsões do 8° Disme divulgadas ontem.
Chamou a atenção, o frio ao amanhecer, ontem na localidade de Várzea do Cedro em São Francisco de Paula, com mínima de apenas 5.3°C, mas que as 10h já registrava 20.8°C com 59% de umidade relativa do ar.
O volume de precipitação mais uma vez, deverá ser baixo, pois como já citado em matérias anteriores,
quando nos encontramos na fase da lua crescente, no Paralelo 30 que passa sobre Porto Alegre e que tem efeitos também em cidades próximas, não costuma chover nestas regiões quando nos encontramos nesta fase da lua. Assim foi no dia 14, quarta-feira, quando uma frente fria causou apenas 19.0 mm em P. Alegre na Estação do Jardim Botânico ( 8º DISME ), e aqui em Campo Bom pelo mesmo motivo apenas 9.8 mm. Neste dia a Lua estava com apenas 50% da sua luminosidade, e a nova fase, Lua Cheia acontecerá apenas no próximo dia 23.

Feriado de 15 de Novembro foi de tempo aberto em Campo Bom (Foto: Nilson Wolff)

Por outro lado, em cidades da Campanha e Extremo Oeste do Estado, que se encontram em outros Paralelos, os acumulados foram bem mais significativos, se aproximando dos 100 mm como em Uruguaiana e Quaraí, no mesmo evento climatológico. Com o deslocamento do sistema de oeste para leste e norte do Estado, na medida que se aproximava do Paralelo 30, o impacto da linha de instabilidade ia diminuindo de intensidade.
A outra imagem da matéria , mostra a bela ondulação de nuvens ocorrida na manhã do dia 13 na cidade de Cacequi, quando da chegada da frente fria em foto de Fábio Maciel no Site da Metsul Meteorologia.
O destaque climático nestes últimos dias, foi o da forte ” onda de calor ” que ocorreu entre os dias 09 à 14 de novembro, quando as máximas variavam entre os 33.2°C e os 35.6°C ocorridos no dia 13 aqui em Campo Bom, quando tivemos a temperatura máxima do Estado entre as Estações do INMET.

Onda de instabilidades tem passado pela região Oeste do estado com chuva que chega a quase 100mm de acumulado (Foto: Fábio Maciel/Metsul)

A previsão inicial era de que as máximas no início desta semana, poderiam se aproximar dos 40.0°C, mas felizmente o mesmo não ocorreu, impedido principalmente pela presença da nebulosidade com nuvens altas nos últimos dias desta onda de calor. Mesmo assim a sensação térmica era de um grande desconforto devido a umidade relativa que estava alta nestes dias, aumentando a sensação do calor.
Numa previsão a longo prazo, na tendência atual, não deverá ocorrer uma nova onda de calor prolongada neste mês, pois os dias mais quentes deverão se resumir entre um dia e no máximo três dias, e ainda assim com temperaturas não tão elevadas como no início desta semana. Na mesma tendência atual, a última semana de novembro deverá registrar dias com máximas agradáveis no máximo nos 29°C e com mínimas na média de 11°C ( friosinho de primavera).
O destaque climático negativo do mês, está sendo o do baixo acúmulo de precipitação até agora, pois até
ontem somava apenas 26.6 mm, e a tendência mostra que este ano o total de novembro deverá ficar bem abaixo da média normal histórica que é de 133.4 mm em 34 anos.

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível