A característica climática neste último final de semana de outubro, é o da ocorrência da instabilidade que iniciou hoje e se estende até a manhã de domingo. Também chamará a atenção a ocorrência de ventos fortes e a queda da temperatura. Modelos de condições meteorológicas indicavam na quinta-feira, que amanhã a temperatura deverá variar entre mínima de 15°C e máxima de apenas 20°C para Campo Bom e no domingo entre 11°C e 21°C, que associada com a chuva e rajadas de vento moderadas, aumentarão a sensação térmica do frio para esta época do ano.
Este frio deve-se ao ingresso de uma nova Massa de Ar Polar ( Alta Pressão ) que trará o retorno do tempo bom, com ar seco e frio, pois para a madrugada de segunda-feira a mínima pode cair para apenas 9°C na cidade. Até agora a mínima do mês foi de 8.8°C no dia 06. Uma das imagens do texto ilustra a geada ocorrida em São Joaquim ( SC ) ao amanhecer do último dia 20, sábado, confirmando-se ao frio reportado na coluna da semana passada. A mínima na cidade foi de 2.9°C na Estação F.Keiser, mas fez 0.0°C em Urupema e 1.5°C em Painel, conforme dados do Instituto Climaterra.
Aqui no Estado as mínimas neste dia, foram de 5.1°C em São F. de Paula e 5.2°C em Vacaria de acordo com dados da MetSul Meteorologia. O destaque climático desta semana, foi o do forte calor que ocorreu na segunda-feira, dia 22, quando tivemos a máxima do Estado e a máxima do mês até agora com 33°C. Com a instabilidade no dia seguinte, dia 23, o acumulado da precipitação foi de apenas 2.2mm, comprovando-se mais uma vez que, mesmo a meteorologia prognosticando chuva na região em maiores volumes, não gosta de chover no Paralelo 30 que passa sobre Porto Alegre e também nas cidades
próximas quando nos encontramos em fase de lua crescente. Quando ocorre a chuva é rápida e em baixos volumes. Assim até ontem, o acumulado do mês está em 71.8 mm, bem abaixo da média mensal normal histórica em 34 anos que é de 170.3 mm.
CICLONE:
Sempre que se trata do assunto ” Ciclone “, as pessoas se assustam esperando o pior. As redes sociais esta semana lançaram dados alarmistas, oriundas de usuários leigos sobre este fenômeno meteorológico. Acontece que no início da semana um site de previsão do tempo baseado apenas em uma rodada de um modelo de previsão numérica, previa um Ciclone com ventos destrutivos para este final de semana no Sul do Brasil. Para a nossa região as rajadas poderiam se aproximar dos 100 km/h e em outras, principalmente litorâneas para mais de 120 km/h. Sabe-se que estes modelos são dinâmicos e se alteram em questões de horas e dias.
Em primeiro lugar, vale ressaltar que o Ciclone, nada mais é, do que um Sistema de Baixa Pressão Atmosférica, que traz a instabilidade do tempo e possíveis rajadas de vento por vezes muito fortes, principalmente na faixa litorânea. Os ventos são do quadrante NW/W/SW ( o popular MINUANO ). É um vento seco e e frio pois vem do Pólo Sul e está associado à uma Massa de Ar Polar ( Alta Pressão) que traz o tempo bom e queda na temperatura mesmo em plena primavera. Já quando nos encontramos em pleno inverno, ele é gelado e a sensação do frio é bem maior.
Este fenômeno climático pode ocasionar fortes ressacas no litoral, como o ocorrido em outubro de 2016, que foi intenso e destrutivo nos estados do Sul. As projeções na manhã de ontem, reduziram o potencial do vento, mas mesmo assim projetam rajadas em Campo Bom em 31 km/h até 66km/h na tarde do sábado. A última ventania significativa na cidade, ocorreu no dia 01 de outubro de 2017, quando tivemos rajadas de vento da direção Oeste em torno das 18h30min com 80,64 km/h.
Ventos podem ocasionar danos localizados
ELEIÇÕES:
Caso se confirmem rajadas de vento muito fortes, poderão ocorrer problemas nas urnas eletrônicas no dia da eleição, dia 28, em algumas regiões nos Estados de RS e SC, se forem atingidas as redes elétricas, dependendo das durabilidade das baterias. Esperamos que não. Coincidência ou não, o vento forte que deverá ocorrer neste final de semana de Eleições, poderá simbolizar a varredura e limpeza para um novo Governo Federal, pelo menos sem corrupção.
A outra imagem do texto ilustra o Aviso Meteorológico Especial nº154 lançado ontem pelo 8º DISME, alertando sobre a ocorrência dos ventos neste final de semana.