Um sonho começa a ser concretizado para centenas de campo-bonenses. Durante o último sábado, dia 1º de setembro, o teatro do CEI ficou repleto de moradores de Campo Bom que acompanharam o sorteio da localização de 378 lotes de terrenos do futuro loteamento Morada dos Sonhos, local que contará com as unidades habitacionais que tiveram a construção autorizada pelo Ministério das Cidades. A realização só foi possível graças a uma parceria firmada entre a Prefeitura, a Cooperativa Múltipla e a Caixa Econômica Federal (CEF).
Leia também:
Defesa Civil acredita que não haverá desabrigados na cheia do Rio dos Sinos
Domingo tem Corrida da Independência no Parque do Trabalhador
Trânsito sofrerá alterações em função do Desfile Cívico
Para concretizar esse projeto, o Município doou uma área de terra de 157.300,00m², localizada ao lado sul do loteamento União, onde será implantado o loteamento Morada dos Sonhos, que contará com as 378 unidades habitacionais, que serão abastecidas com energia solar. O desenvolvimento do projeto urbanístico para implantação do loteamento ficou a cargo da Cooperativa Múltipla. Coube então a CEF selecionar os mutuários, seguindo os critérios da instituição, entre pessoas cadastradas em 2013 na Prefeitura.
“A Administração Municipal trabalhou para tornar esse sonho realidade com a doação do terreno para possibilitar esse loteamento e para que o valor, que seria investido na aquisição do terreno, possa ser investido na construção das casas e na infraestrutura do loteamento. Sabemos que essa é uma grande conquista para essas famílias, pois cada uma delas terá direito a ter a sua casa própria e isso nos deixa muito gratificado”, define o prefeito Luciano Orsi.
O secretário do Desenvolvimento Social e Habitação Eduardo Assmann, explica que as pessoas, selecionadas pela CEF, já estavam cadastradas na Cooperativa a mais de 4 anos. “Esse ano fizemos o cadastro de moradores e isso será fundamental para que eles estejam habilitados para futuros programas habitacionais. Da mesma forma, temos tido um trabalho de regularização de loteamentos na cidade sem precedentes e, até o momento, esse processo beneficia quase 400 proprietários de terrenos e cerca de 1,4 mil moradores, na soma de três loteamentos que já foram regularizados: Recanto da Paz, Renascer e União. E queremos seguir esse processo, pois temos tido uma atenção toda especial para a área da habitação, a qual consideramos fundamental para o bem-estar do cidadão”, define o secretário.
Após o sorteio da localização, o próximo passo será a assinatura de contrato entre a CEF, a Prefeitura e os mutuários para início das obras de infraestrutura do loteamento e das casas. A administração do processo de implantação do loteamento ficará a cargo da Múltipla e caberá ao Município a fiscalização das obras.
Sorteio da localização aconteceu no teatro do CEI (Foto: Éder Zucolotto/PMCB)