O agosto deste ano está sendo o mais frio na média de temperatura em 18 anos, ou seja, desde o ano 2000, fechando hoje com média de 13.8°C, idêntico ao ano considerado. Está sendo também, o terceiro mais frio, superado apenas pelo mês de Agosto de 2003 com média de 13.6°C e o do ano 2013, o recorde com 13.1°C. Só não igualou ou superou este, pois os últimos dias tem apresentado máximas mais elevadas chegando a 29.9°C na quarta-feira dia 29. Mesmo assim está terminando com 1.7°C abaixo da média mensal normal histórica em 34 anos que é de 15.5°C e bem acima da registrada no ano passado, que apresentou média de 17.1°C.
O mês está terminando com nenhum dia com máxima igual ou superior à 30°C, contra cinco dias no
ano passado, e 23 dias com mínimas abaixo de dez graus, contra apenas em dez dias em 2017. Ocorreram este ano cinco formações de geadas no mês, contra apenas uma no ano passado. O destaque climático desta semana, sem dúvida, foi o do frio intenso, desde o último sábado e que se estendeu até o amanhecer do dia 28, terça-feira. Uma das imagens do texto ilustra a forte geada ocorrida na madrugada e amanhecer do dia 27, segunda-feira com mínima de 1,8°C, a mais baixa deste mês. O fenômeno foi observado nos pátios, gramados, capôs de carros e telhados das casas, em consequência de sua intensidade e frio. Também na manhã seguinte, dia 28, repetiu-se o fenômeno, mas com intensidade moderada com mínima de 3.9°C. Assim já somam no ano, 14 dias com geada, contra apenas oito em todo o ano passado.
Veículos que ficaram ao relento amanheceram com uma fina camada de gelo (Foto: Nilson Wolff)
Tivemos também no mês cinco noites de inverno, temperatura de apenas um dígito as 21hs, e no ano
já somam 20 noites neste patamar, contra apenas em 11 em todo o ano de 2017. São dados que comprovam que este ano, o inverno está bem mais forte que no ano passado, confirmando-se assim as previsões no final do outono, e ainda sem considerar o mês de setembro que inicia amanhã.
A outra imagem do texto, mostra a superfície de um lago congelado no Município de São Joaquim (SC),
que no amanhecer do dia 28 de agosto, terça-feira, na região dos ” Caminhos da Neve “, distante apenas à 03 km do centro da cidade, registrou temperatura mínima de -5.7°C, conforme registro no site do Climaterra.
Serra catarinense registro paisagens características da estação
Um Sistema de Baixa Pressão (instabilidade do tempo), já atuava ontem no Sul e na Campanha, e que
por exemplo em Bagé até as 14hs da tarde somava 46.2 mm e com temperatura de 17.1°C. Esta Frente avançava lentamente para o centro e norte do Estado na tarde de ontem, e permitiu ainda um dia com temperatura elevada e ensolarado em Campo Bom, com máxima de 27.3°C, ao meio dia e as 14h registrava 25.9°C, após amanhecer com 14.6°C. Hoje o tempo foi instável com pancadas de chuva e trovoadas, com a temperatura variando entre 17.0°C e 21.0°C, ou seja, bem menor que ontem, sendo que a instabilidade deverá durar até pelo menos na manhã da segunda-feira, dia 03, e queda na temperatura variando entre 11.0°C e apenas 15.0°C de máxima.
Uma nova Massa de Ar Polar de média intensidade limpará o tempo a partir da tarde dia 03, e que na
madrugada do dia 05, poderá ocasionar queda na mínima para até 6.0°C em Campo Bom e frio maior na Serra. Na tendência atual, o prognóstico é de tempo bom para o feriadão de 07 de Setembro e com temperaturas amenas, nem frio e nem calor.
Curiosidade do Dia:
A última vez que nevou em um dia 31 de agosto foi no ano de 1972, na cidade de Palmas (PR) com
mínima de -2.2°C em São Joaquim ( SC ) com mínima de -3.3°C. Em ambas cidades o fenômeno ocorreu durante a madrugada até amanhecer.