Conecte-se conosco

TudoOnline

Decisão

Decisão é uma palavra que nos acompanha desde o dia em que nascemos até o dia da nossa morte. E não temos como fugir dela. Ou decidimos ou alguém ou a própria vida toma a decisão por nós. A vida é dinâmica e nada que fica parado, progride. Até mesmo as árvores que parecem estacionadas no mesmo lugar, estão sempre em desenvolvimento. A nossa vida não é diferente. A vida tem pressa de acontecer. A vida é muito curta para não ser curtida, diz um ditado popular.
Somente os seres humanos decidem a própria vida. Animais e plantas não. Eles apenas recebem o impulso da natureza, e mesmo que tenham algum grau de inteligência, não conseguem decidir por eles mesmos.
Decidir é escolher entre infinitas possibilidades e se você decide por alguma coisa, deixa para traz todas as demais. Acredito que seja exatamente por isso que muitas pessoas se amedrontam tanto diante das decisões. O que elas não entendem é que não decidir, já é uma decisão.
Porém cada decisão tem um preço. O grande problema é que a não decisão tem um preço ainda maior. E muitas vezes ignoramos esse fato e não decidimos.
Você decidiu não pedir pra namorar aquela garota? Outro virá e fará o que você deveria ter feito. E lá se foi, quem sabe, o amor da sua vida.
Você decidiu não procurar se preparar para o mercado de trabalho? A vida vai passar e você ficará sem qualificações que farão muita falta mais tarde. Então terá que aguentar o emprego que der, o salário que der, o horário que seu patrão determinar.
Você escolheu não cuidar da saúde? Mais tarde seu corpo cobrará isso e a doença virá invariavelmente. E seu preço é bastante alto.
E assim vai.
Decidir é também desapegar. É questionar se o que se vive hoje é a melhor opção.
Charter, um filósofo francês dizia que “nada é mais perigoso do que uma idéia, quando nesta é a única que se tem”.
Não questionar é engessar a vida. É preciso questionar nossa própria verdade, nossa vida, nossa situação.
Quando dizemos “não vai dar certo”, fechamos todas as possibilidades. É preciso mudar o enfoque. Se queremos mudar algo a pergunta deve ser “como farei essa mudança”. E se você tem medo de mudança, a pergunta é “como me fortalecer para aceitar as mudanças” ou ainda “como ter sabedoria para perceber que é preciso mudar”.
Uma coisa é certa como a luz do dia. Se você não mudar, a vida não para. Ela continuará e deixará você para trás.
Você tem medo das mudanças? Procure ajuda. Busque ajuda na terapia, na meditação, no estudo de novas oportunidades. Talvez você descobrirá que esse dragão é apenas um gatinho ronronando e querendo seu carinho.

Rosa Silva
Terapeuta em TFT e Palestrante
rosasilva@vidaplenatododia.com.br

Continue lendo
Veja também...

Mais TudoOnline

To Top
WeCreativez WhatsApp Support
WhatsApp Tudo Online
👋 Olá caso queira entrar em contato nos envie uma mensagem que responderemos assim que possível