O mês de junho, que amanhã terá seu último dia, está terminando com as suas médias em temperatura, abaixo da média normal histórica em 34 anos, tanto nas máximas, mínimas e média mensal. Na média das máximas o mês está fechando em 19,2°C (a normal histórica é 20,9°C), na média das mínimas com 9,0°C (normal histórica é de 10,0°C), e na média do mês com 13,0°C (normal histórica é 14,2°C).
Isto confirma que o frio este ano está bem mais forte que no ano passado, que apresentou no mês a média de 15,3°C, ou seja bem acima da normal histórica. Junho fecha com cinco geadas contra apenas uma no ano passado. A temperatura mínima absoluta do mês ficou em 0,9°C ocorreu no dia 16, bem abaixo dos 3,5°C no ano passado. Até ontem, o mês registrava 19 dias com máximas abaixo dos 20.0°C e ano passado apenas em 11 dias. Também até ontem já contava com 16 dias com mínimas abaixo dos 10,0°C e no ano passado foram apenas 11 dias em junho.No mês tivemos também 08 noites muito frias, ou seja, quando a temperatura as 21h já está em apenas um dígito, abaixo dos 10,0°C e no ano passado no mesmo período apenas duas. Estas são as diversas variáveis que reforçam também que o frio este ano está bem mais forte, comparando com junho de 2017.
Quanto ao nevoeiro, tivemos este mês a ocorrência do fenômeno em 06 dias , contra 13 dias em 2017. A ocorrência mais recente do fenômeno ocorreu na manhã da última quarta-feira dia 27, que durou até após o meio-dia , um dos mais intensos deste ano até agora. Ontem teve início um novo período de instabilidade no Estado e que deve se estender até amanhã de manhã. Choveu 13,6 mm entre o meio-dia e as duas horas da tarde da quinta-feira, fazendo com que o acumulado do mês chegasse a 139,4 mm, bem próximo da média mensal normal histórica que é de 140,6 mm. No ano passado choveu 179,8 mm com desvio acima de 39,2 mm. Até amanhã, sábado, o total do mês deverá ser novamente superado.
O tempo deve melhorar a partir da tarde de amanhã, mas com temperatura agradável, e no domingo, o mês de julho começa com tempo bom e com calor novamente, pois a máxima poderá se aproximar dos 30,0°C. A instabilidade retorna novamente na segunda-feira, mas as temperaturas deverão continuar agradáveis após um mês de junho bastante frio.
É normal acontecerem períodos de temperaturas amenas no inverno, mas o frio mais intenso com certeza voltará principalmente na segunda quinzena de julho e primeira de Agosto. A longo prazo, o frio mais intenso volta a acontecer já a partir do dia 09 de julho, na tendência atual dos modelos climáticos de Institutos de Meteorologia.
A imagem abaixo ilustra o Painel da Biblioteca Climática de Campo Bom, localizada no CEI, que este ano completou 07 anos desde a sua inauguração, e que nesta semana recebeu belas imagens de outono e inverno (geadas), ocorridos na cidade e na região.