Para quem estava com saudade do frio, finalmente ele voltou à nossa região. Campo Bom registrou ao amanhecer da última quinta-feira, a mínima absoluta do ano até agora com 8.3°C, enquanto que, na localidade de Tainhas em São F. de Paula fez apenas 0.8°C e na região do Castelinho em Canela caiu para 1.8°C. Houve formação de geada nestas áreas e praticamente em toda a região serrana do Estado e nos Campos de Cima da Serra.
Uma das imagens do texto, ilustra a geada ocorrida ao amanhecer em São F.de Paula em capôs de carros, registrado por este colunista. O mesmo ocorreu em telhados e nos gramados mais secos da cidade. No boletim, o 8º DISME divulgou como a menor temperatura mínima oficial do Estado, os 0,6°C ocorrido em Soledade. O Instituto não considera as temperaturas mínimas menores que ocorreram em Estações de Meteorologia particulares, apesar da qualidade e registros corretos apurados. Tão pouco, não informou e divulgou alguns fenômenos da geada ocorrido em várias cidades da Serra e nos Aparados, por falta de observadores qualificados nas Estações de Meteorologia. Assim, ano a ano vai se perdendo dados históricos e importantes do fenômeno da geada no Estado.
Vários Institutos de Meteorologia estão prevendo intenso frio nesta semana, devido a atuação de uma forte massa de ar polar, que deverá provocar temperaturas abaixo de zero e geadas amplas no Sul do Brasil. Embora aconteçam temperaturas muito baixas, não há previsão de neve. Para que ocorra a precipitação de neve, além de estar muito frio, é necessário que o ar esteja igualmente bastante úmido, para que haja formação de nuvens dentro das quais vão desenvolver os flocos de neve. E não há previsão de umidade para esta semana.
O anormal foi o calor persistente e continuado que se observou durante todo o mês de abril e primeira quinzena de maio. A primeira quinzena terminou com um desvio à maior nas médias do mês com 4.1°C, fechando com 20.3°C, quando a média mensal normal histórica é de 16.2°C. Este mês de maio também fechou a primeira quinzena com baixo volume de precipitação, pois até o dia 17, estava com acumulado de apenas 13.4mm, quando a média normal histórica em 33 anos é de 117.4mm. O acumulado da precipitação de sexta e do último sábado foi de quase 90mm, amenizando a carência hídrica em nossa região. O predomínio de frio que deverá ocorrer nesta 2ª quinzena de maio, poderá determinar que a média das temperaturas poderão fechar dentro da média histórica. Aguardaremos.
Geada da semana passada em São Francisco de Paula (Foto: Nilson Wolff)