Embora o Departamento Autônomo de Estradas de Rodagem (DAER) tenha divulgado recentemente que a ponte na divisa de Campo Bom e Novo Hamburgo na avenida dos Municípios tenha previsão de entrega no mês de Maio, isso não deve acontecer. A EPT Engenharia e Pesquisas Tecnológicas, responsável pela obra trabalha em ritmo lento na construção da mesoestrutura que suportará as peças pré-moldadas que dão forma à ponte. Menos de dez funcionários ocupam o canteiro de obras e trabalham na produção do que chamam de tabuleiro, peças em concreto e aço que serão fixadas nas peças pré-moldadas formando o piso da ponte.
Leia também:
Campo Bom recebe concurso de saltos neste final de semana
Final de semana com muitas nuvens e abafamento
Ajar já é semifinalista da Série Ouro, restam três vagas na última rodada
Segundo vizinhos da obra, o ritmo de construção é lento e por vezes apenas quatro operários estão no canteiro. O DAER previu a entrega para o final de Maio, mas este deve ser mais um prazo não cumprido na coleção da ponte. Para que isso acontecesse a obra precisaria receber um reforço no número de operários para aumentar a velocidade de construção. Não há a informação se as peças de concreto pré-moldado que darão forma para a estrutura da ponte serão construídas no local ou trazidas já prontas. Após colocadas estas estruturas a ponte precisa de alguns dias até que possa ser asfaltada e liberada para o trânsito de veículos.
Segundo informações do DAER, antes da liberação do local para o trânsito de veículos, o trajeto passará por uma revitalização. Atualmente principalmente o trecho entre a ponte e a entrada da rua Breno Werner Storck está tomado por restos de lixo e entulho sem condições mínimas de trânsito de veículos. A obra que custará aos cofres do Governo do estado cerca de R$ 1,5 milhão ainda não tem data para ser entregue, mas mesmo em ritmo lento parece de que desta vez a novela terá o seu final.
Estamos mensalmente acompanhando a evolução da obra, confira a matéria de Abril: Obras da ponte seguem em ritmo lento, compare o que foi feito este ano
Operários trabalham na construção do tabuleiro
Peças serão o piso da ponte