Os primeiros dias do mês de Abril foram de chuva acima da média. O período que antecipou o final de semana de Páscoa foram de dias de abafamento e fortes pancadas de chuvas. Principalmente nos finais de dia, várias pancadas de forte intensidade passaram pela cidade e deixaram aqui mais de 118mm, valor correspondente a 86% da média mensal do mês de Abril, desde que a Estação Meteorológica foi instalada na cidade em 1983. A chuva foi mais intensa no sábado, quando durante todo o dia e durante a noite e madrugada, atingiram 91,2mm, o maior volume registrado em um único neste ano. A última vez que choveu com esta intensidade foi no final de Dezembro de 2017, quando no dia de Natal, 24, houve 97,6mm.
O volume do período amenizou a estiagem que se abatia sobre a região, mas não há previsão de um período em que aconteçam chuvas regulares e que os reservatórios naturais voltem aos níveis regulares. O final do verão indica a redução nas temperaturas médias e consequentemente a redução do consumo de água e com isso diminui a preocupação com uma nova estiagem. Porém a previsão do tempo não indica novo período de chuvas até o dia 20 de Abril.
A previsão para esta semana é de que o verão volte a mostrar as caras e as temperaturas alcancem os 30°C quase todos os dias e em alguns talvez passe dos 35°C. Na sexta-feira a nebulosidade deve aumentar e o dia será mais fechado com possibilidade de pancadas de chuvas isoladas. O volume de chuva não deve ser grande, mas a previsão ainda pode mudar com relação ao volume de chuva. No próximo final de semana, o céu estará entre nublado e parcialmente nublado. Até o próximo final de semana teremos uma ideia de se teremos ou não um mês dentro da média mensal pluviométrica histórica.
Nilson Wolff
Coordenador da Estação Meteorológica de Campo Bom desde 1983