A primeira experiência dos meninos campo-bonenses do Programa Acolher em terras cariocas foi um sucesso. Os sete meninos que viajaram para alguns dias de treino e testes junto às equipes de avaliação do Fluminense tiveram boas avaliações e seguem na mira do clube carioca. O período de experiência terminou na última quinta-feira, 08 e dois voltam em Maio para mais um período junto aos jogadores do plantel do clube.
Nos treinos realizados durante a semana, os meninos do Acolher tiveram a oportunidade de atuar entre outros meninos de outras partes do Brasil, que também vieram para avaliações e também com os meninos que atualmente integram o plantel das categorias de base do Fluminense, sempre de acordo com a faixa etária correspondente. O Programa Acolher foi a delegação com maior número de atletas participando deste período de avaliações, o que confirma a qualidade dos meninos. Segundo o coordenador de futebol e futsal do Acolher, Marquinhos Porciúncula, havia outras duas delegações com quatro ou cinco atletas, e as demais com menos de três atletas.
Leia também:
Muamba Comunitária contará com a participação da Escola de Samba Bambas da Orgia
Professores passam por processo seletivo
Brigada Militar prende jovem no Rio Branco por cumprimento de mandado
Segundo Porciúncula, os meninos campo-bonenses reagiram bem ao treinamento: “A metodologia e a forma de treinamentos foi semelhante ao aplicado no Programa Acolher, logicamente que no Fluminense com uma estrutura bem superior. Isso foi fundamental na adaptação, antes de jogar efetivamente com os outros meninos em avaliação.”
Delegação do Programa Acolher foi a mais numerosa (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)
Os sete meninos que foram ao Rio de Janeiro seguem na mira do Fluminense. Todos agora integram o banco de dados da categoria de base do tricolor carioca. Dois deles, o meia Mateus e o volante Eduardo retornam em Maio para nova avaliação em Xerém (local do CT do Fluminense). Os outros cinco serão avaliados pelo observador do clube carioca aqui no Rio Grande do Sul possivelmente em Junho. Há possibilidade de que alguns sejam convidados a morarem na concentração.
O Programa Acolher volta do Rio de Janeiro com alto conceito junto ao Fluminense e já existe um pré-acordo para que o observador do clube permaneça algum tempo observando os atletas do Programa de maneira diferenciada. Este processo será repetido conforme a necessidade. O Programa Acolher foi criado e é mantido pela Prefeitura para oferecer uma atividade aos alunos no turno contrário ao turno escolar.
Jovens conheceram a estrutura de um clube grande (Foto: Divulgação/Arquivo Pessoal)