A temporada 2017 de futsal foi encerrada em grande estilo na última sexta-feira, 08. A final da Copa Amizade 40 Anos de futsal levou bom público ao Ginásio Municipal Karl Heiz Kopittke e quem foi pode prestigiar uma excelente partida de futsal decidindo a competição. O Santos venceu o Portela de virada por 2×1 e em sua temporada de estreia na categoria ficou com o título. Na decisão do terceiro lugar o Olimpique enfrentou um desmotivado Atlético e venceu por 6×0.
Leia também:
Mirante do Largo Irmãos Vetter será reaberto para visitação
Brigada Militar prende homem na Celeste
OSPA e Fafá de Belém se apresentam na terça-feira
O jogo começou já dando uma prévia de como seria: cada espaço da quadra era disputado como se fosse único. Logo no início com menos de dois minutos de jogo o Portela abriu o placar em um chute cruzado em que o goleiro santista defendeu parcialmente mas a bola lentamente cruzou a linha de gol. O gol não mudou em nada o panorama do jogo. As duas equipes atacavam mas sempre de olho no contra-golpe do adversário. O Santos conseguiu ainda na primeira etapa virar o marcador. Primeiro empatando em um lance onde o pivô conseguiu em jogada individual vencer a marcação do Portela e chutar forte na saída do goleiro. O segundo gol foi em cobrança de falta, o chute forte encontrou o jogador santista ao lado do poste, e livre de marcação ele concluiu para o gol.
Na etapa complementar a partida foi com o Portela cada vez pressionando mais em busca do empate e o Santos cada vez mais recuado com o resultado positivo e o tempo passando. Faltando poucos minutos para o final o Portela teve a oportunidade de empatar quando ficou durante dois minutos com um jogador a mais em quadra devido a uma expulsão pelo segundo amarelo. Porém se não sofreu o empate durante o período em que esteve com um há menos em quadra, depois que voltou a ter seu quarteto o Santos manteve a excelente postura defensiva da segunda etapa e conseguiu conquistar o título em sua primeira participação.
Depois da final aconteceu a cerimônia de premiação. Além dos quatro primeiros colocados, foram premiados Rossano do Santos como destaque da competição, Joel do Olimpique como goleiro menos vazado, Marquinhos do Olimpique e Flavinho do Portela como goleadores com 11 gols e o Olimpique que foi a equipe mais disciplinada da competição.
Santos conquistou o título em sua primeira participação na Copa 40 Anos de futsal