Durante o período de 08/11 a 11/11 ocorreu o VI Congresso Brasileiro de Quiropraxia em Florianópolis/SC. O evento reuniu cerca de 300 profissionais e alunos de todas as partes do Brasil e América Latina. Durante o congresso foram abordados diversos temas, entre eles algumas pesquisas cientificas baseadas em subluxação vertebral. Gostaria de compartilhar com você um desses estudos, publicado no Journal of Molecular and Genetic Medicine.
A pesquisa em questão aborda os efeitos anti-envelhecimento da Quiropraxia. Esta publicação trata-se de um estudo de caso publicado recentemente que observou o alongamento nos telômeros de um paciente que procurou a Quiropraxia com dor no pescoço, dor nas costas e poliúria noturna.
Um telômero é um pequeno segmento de DNA que protege nossos cromossomos.Os cromossomos são fios de ácidos nucleicos e proteínas que transportam nossa informação genética.O encurtamento progressivo dos telômeros leva à velhice, morte celular ou transformação oncogênica, afetando a saúde e o tempo de vida de um indivíduo.Os telômeros mais curtos foram associados a uma maior incidência de doenças e redução da expectativa de vida.A taxa de encurtamento de telômero pode ser aumentada ou diminuída por fatores de estilo de vida específicos.De certa forma, o aumento do comprimento de nossos telômeros inverte o envelhecimento de nossas células.
Este estudo de caso envolveu uma paciente de 35 anos com dor crônica nas costas e pescoço. Ela também estava com poliúria noturna (condição que implica urinar frequentemente à noite), possuía anteriorização da cabeça e perda da curvatura do pescoço. Foram avaliados sua qualidade de vida e o comprimento de seus telômeros. Após um período de 36 visitas ao Quiropraxista o paciente foi reavaliado. Os Quiropraxistas encontraram uma melhora significativa na anteriorização da cabeça e na curvatura do pescoço, seus resultados de qualidade de vida melhoraram significativamente, ela já não precisava acordar a noite para urinar, ela relatou estar praticamente livre das dores e o comprimento do telômero aumentou 8,23%.Surpreendentemente, essa paciente teve todas essas melhorias e nunca melhorou seu estilo de vida durante o tempo dos cuidados.Ela continuou a beber 3-5 latas de refrigerante por dia durante o período de cuidado e não aceitou nenhum programa de exercícios extra ou novo.Seus resultados só podem ser explicados pelos cuidados Quiropráticos que recebeu.