No nosso encontro passado falamos um pouco como funciona o cérebro masculino. Agora chegou a vez de falarmos um pouco sobre o cérebro da mulher. Quais os mistérios que envolvem esse cérebro tão complexo e que deixa os homens tão confusos?
Em sua maioria, os homens ficam estarrecidos quando numa discussão a mulher lembra de coisas que aconteceram vários meses e até anos antes e, segundo eles dizem, “jogam na cara” coisas que eles fizeram. Por que elas fazem isso e ainda assim dizem que amam aquele homem?
Nosso cérebro é formado por dois hemisfério: o esquerdo e o direito. Cada um deles é responsável por funções distintas. O esquerdo fica responsável pela parte racional, e o direito, pela emocional. Existe entre eles um feixe que tem entre 200 a 250 milhões de fibras nervosas chamado “corpo caloso” que faz a ligação entre eles transmitindo a memória e o aprendizado.
Diferentemente dos homens, nós mulheres temos o corpo caloso maior, o que facilita a comunicação entre os dois hemisfério. Isso faz com que sejamos mais facilmente multitarefas.
Porém essa diferença pode ser tornar uma armadilha porque, para desespero dos homens, nos momentos de tensão, nossas emoções começam a se misturar e, por conta dessas emoções, nossas lembranças são ativadas, e a partir desse instante pode se estabelecer o confronto. A mulher lembra daquela mentira falada anos atrás. E pior: quanto mais o homem fala tentando acalmar a mulher, mais ela se irrita e se confunde.
O que acontece é que o homem tenta, por natureza, ser um “conserta tudo”; ele quer encontrar solução para a angústia da mulher. Porém, no momento em que os sentimentos femininos se misturam, ela não quer que ele conserte coisa alguma. Essas tentativas apenas aumentam a tensão. O que ela verdadeiramente quer é apenas que ele a escute.
A mulher precisa falar para desabafar, mas o homem quer resolver questões. Não vai dar certo!
Tenho então dois conselhos práticos para os homens:
1 – No momento em que a mulher falar, olhe para ela e escute. Não finja ouvir, seja verdadeiro. Ouça de verdade!
2 – Não tente resolver a questão, pelo simples fato de que ela não quer resolução. Ela quer desabafar.
E uma dica de Ouro: quando você perceber que a mulher se perdeu nas emoções e vai explodir, abrace-a. Mas faça de forma bem forte, porque ela vai querer se livrar do seu abraço. Não permita. Mantenha-a presa até que ela se acalme. Provavelmente, ela vai chorar ,e virá em seguida um momento de calmaria.
Afinal, tudo o que a mulher quer nesse momento é se sentir compreendida, amada e protegida.
Tanto o homem quanto a mulher precisam aprender a viver em harmonia, a serem um time. Mas isso é assunto para nosso próximo encontro. Então te espero aqui.
Rosa da Silva – Terapeuta TFT e Palestrante