A noite da sexta-feira, 28 consagrou mais uma equipe na temporada 2017. A UPF Altocar, campeão da Divisão de Acesso em 2015, terceira colocada na Série Bronze de 2016, alcançou seu terceiro acesso consecutivo e mais um título. A final foi contra o Atlético e a vitória por 3×2 aconteceu em uma virada que mostra a dedicação com que a equipe jogou toda a competição.
O jogo começou com o Atlético dominando as ações, com jogadas combinadas e passes rápidos a equipe rubro-negra buscava encontrar seu pivô Jaca em condições de concluir a gol. O primeiro gol aconteceu assim, Jaca recebeu em frente ao gol, cortou a marcação e bateu forte no canto direito baixo do goleiro. O Atlético seguiu na mesma levada e logo ampliou com Felipe. Foi quando a UPF Altocar começou a impor seu ritmo.
Com desvantagem de dois gols o time tricolor avançou sua marcação e no apagar das luzes da primeira etapa, em duas roubadas de bola na quadra ofensiva conseguiu empatar o jogo. O intervalo foi para que as equipes se prepararam para os últimos vinte e decisivos minutos da competição. Em condições iguais as duas equipes voltaram para a quadra mobilizadas.
O Atlético tentou iniciar a segunda etapa da mesma maneira que a primeira. Porém a UPF Altocar conseguiu na segunda etapa encaixar melhor a marcação em Jaca e o Atlético em determinados momentos acabou perdendo a paciência e facilitando o excelente trabalho defensivo da UPF. Faltando pouco menos de cinco minutos o lance que definiu o campeonato: Mais uma roubada de bola ofensiva e o passe em diagonal achou nas costas da marcação Lucas, que já havia empatado o jogo, batendo de primeira no ângulo ele deu a vantagem e deixou o Atlético sob pressão nos minutos finais.
O rubro-negro se jogou a frente, inclusive com o goleiro participando das jogadas ofensivas, mas a UPF conseguiu segurar a taça com a duas mãos. Lucas autor de dois gols na final terminou a competição como artilheiro, a UPF Altocar teve também o goleiro menos vazado. Baiano do Atlético foi o melhor jogador da Série Prata. Na preliminar Gauchinho e Tanak decidiram o terceiro lugar em jogo que terminou 1×1. Nos pênaltis o Gauchinho garantiu com a vitória por 6×5 a vaga na Série Ouro de 2018 e ficou também com o troféu disciplina da competição.