A Brigada Militar disponibiliza através do telefone 190 um meio rápido e direto de solicitar apoio em casos em que alguém se encontre em alguma situação de risco. Porém muitas vezes ao tentar buscar auxílio as pessoas podem se deparar com a linha telefônica ocupada por uma das diversas brincadeiras de mau gosto que o serviço de atendimento recebe diariamente.
Segundo números da Brigada Militar de Campo Bom, cerca de 30% das cerca de 250 ligações diárias que o número recebe são de pessoas tentando ludibriar com falsas informações. Essa situação fica ainda pior nos dias de mais ocorrências como nos finais de semana e feriados. Segundo o capitão Tiago Reimann, comandante da corporação na cidade isso além de dificultar o trabalho acaba prejudicando quem realmente precisa: ” É necessário que a população tenha mais educação para evitar que quem realmente precisa contatar a Brigada Militar não saia prejudicado. Nosso objetivo é atender bem de uma maneira que a comunidade fique satisfeita e esse tipo de situação prejudica nosso trabalho.”
Segundo números da Brigada Militar, a maioria das ligações indevidas são de adolescentes, que nem chegar a falar nada, apenas ficam ocupando a linha de serviço. Quando a tentativa é de atrair a atenção para uma possível falsa ocorrência ela é facilmente identificada pela experiência dos brigadianos com esse tipo de denúncia. A Brigada consegue por vezes identificar através do número que origina a chamada quem é o possível autor da ligação, que está sujeito a punições conforme o artigo 340 do Código Penal: Provocar a ação de autoridade, comunicando-lhe a ocorrência de crime ou de contravenção que sabe não se ter verificado. A pena é de detenção, de um a seis meses, ou multa pecuniária.
O capitão Reimann finaliza destacando a importância da educação: ” A prevenção é sempre mais eficaz que a repressão, então precisamos educar os jovens a não cometer esse delito que se é de baixo potencial ofensivo, pode prejudicar a comunidade que realmente precisa utilizar o serviço. Ele finaliza lembrando que o número 190 serve também para denúncias sobre atividades ilegais e que mesmo quando é solicitada a identificação da pessoa ela fica completamente sigilosa e serve apenas para informações internas da corporação.