Na tarde da sexta-feira, 02, aconteceu na sede da Federação Gaucha de Futebol (FGF) o Congresso técnico da edição 2018 do Gauchão Juvenil. Este ano, por indicação da FGF , o tricolor campo-bonense disputará o Gauchão na categoria B, para clubes da Divisão de Acesso, Segunda Divisão e formadores. A competição deve iniciar em Abril, ainda em data a ser confirmada. O grupo quinzista se reapresentou para a pré-temporada nesta semana.
Leia também:
Personagem da cidade, Maria do Rádio agora mora em Novo Hamburgo
Com tempo bom primeiro final de semana de rodeio deve ter grande visitação
Final de semana de calor e nuvens
A competição a princípio contará com quinze equipes divididas em três grupos, conforme a região do estado a que pertencem. O 15 de Novembro está no Grupo C juntamente com outros três clubes da região metropolitana (Oriente, Estância Velha e Nova Harmonia) e o PRS de Garibaldi. A fórmula de disputa prevê jogos de ida e volta dentro dos grupos classificando quatro clubes para a segunda fase. Novamente jogos dentro dos grupos em ida e volta classificando oito equipes para as quartas de final. A partir da terceira fase a competição entra em sistema de mata-mata.
O técnico Roger Lamba avaliou as dificuldades que o tricolor irá enfrentar na competição: “Um grupo difícil, com equipes que tem um investimento maior na categoria e conseguem captar atletas de uma área maior do estado e até fora dele. Nosso primeiro objetivo bem claro é passar de fase, estar entre os 4 primeiros e evoluir a cada jogo.”
Grupo iniciou trabalhos nesta semana (Foto: Rodrigo Silva/Tudo Online)
Estar jogando o Juvenil B não aumenta as chances de título, segundo treinador o objetivo é formar atletas como foi feito em 2017: “A expectativa é a mesma indiferente da série. A responsabilidade não é em cima da conquista e sim por poder extrair o melhor do grupo e evoluir dentro das nossas condições. Hoje o investimento de adversários nossos é muito maior, a captação de atletas abrange uma área muito maior que a nossa. Mas com a tradição do clube, oportunizando meninos que vem da base do clube, com um grupo bem jovem, onde 80% está no primeiro ano de juvenil, buscamos além da campanha poder colocar atletas como foi feito ano passado.”
Na próxima semana o grupo quinzista retoma a pré-temporada. Serão mais alguns dias de treinamentos físicos e na sequência começam os trabalhos técnicos e táticos.